Na quinta-feira, dia 2 de outubro, a Ability e a Icomon assinaram, com a UNI Global, o código de conduta de suas empresas no exterior. Pelo documento, elas se comprometem a respeitar os direitos trabalhistas dos países nos quais atuarão, permitindo, por exemplo, que seus empregados se filiem a sindicatos. Mais de mil trabalhadores serão beneficiados pelo acordo global, o primeiro assinado por empresas brasileiras.
"É um código de conduta que mostra a importância de as empresas respeitarem os direitos dos trabalhadores em todo o mundo. Isso só está acontecendo graças ao trabalho dos delegados sindicais, das empresas e do Sintetel", afirma Cenise Monteiro, diretora da UNI Américas.
O evento, realizado no Centro de Formação Profissionalizante Sintetel, contou com a presença do presidente do Sindicato, Almir Munhoz, que falou sobre o orgulho de receber a UNI e seus representantes. "Fico muito feliz com a presença de todos vocês da UNI. Quero agradecer à Ability e a Icomon pela assinatura desse acordo, que mostra a projeção nacional e internacional alcançada pelo Sintetel e pela Fenattel".
Philip Bowyer, vice-secretário geral da UNI, também esteve no evento. "Nós acreditamos que podemos criar uma nova relação entre empresas e trabalhadores. Temos que manter o diálogo, vamos discutir, mas sempre de maneira civilizada. Essa é a primeira vez que assinamos um contrato com empresas do Brasil. Isso deve ser um exemplo para toda a região e para o mundo. Termos a consciência de que o importante não é o dia da assinatura, mas sim o que será feito daqui em diante".
O acordo firmado será fiscalizado pelos sindicatos de cada país, de acordo com as respectivas leis trabalhistas. Contudo, os trabalhadores que de algum modo se sentirem lesados poderão se reportar diretamente à UNI. Além do Brasil, a Ability atua no Chile e a Icomon na Colômbia.