Notícias

FILTRAR:

SINTETEL volta à Brasília para reivindicar a continuidade da desoneração da folha de pagamento

Prorrogar a desoneração para manter empregos. Foi com esse objetivo que o SINTETEL realizou ato público nesta quarta-feira, 03/11/21, em Brasília.

O fato é que está em debate na Câmara dos Deputados a renovação da política de desoneração da folha de pagamento. Agora o assunto é tratado no texto do PL 2541/2021 e relatado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadana - CCJ.

O país enfrenta uma grave crise econômica, o alto desemprego de milhões de trabalhadores, o fechamento de milhares de empresas, alguns dos muitos problemas que se agravam pela ausência de um governo que promova uma estratégia robusta de enfrentamento e superação dos desafios presentes.

Diante desse quadro dramático, o SINTETEL e as centrais sindicais consideram oportuna a renovação da desoneração da folha de pagamento e a manutenção da contribuição previdenciária sobre a receita bruta para os 17 setores envolvidos entre eles o setor de telecom, por um período  de no máximo dois anos, podendo ser revista a qualquer tempo no âmbito de uma reforma tributária que trate do assunto.

Nosso posicionamento busca responder ao grave problema do desemprego, que foi agravado pela pandemia e pela negligência governamental, bem como em função dos reflexos adversos que a crise sanitária teve sobre muitos dos 17 setores abrangidos pela medida legislativa e que foram duramente atingidos. Esses setores são responsáveis por 8 milhões de empregos diretos.

Consideramos que a extinção desse programa resultará em efeitos perversos para a economia nacional, sobre os empregos, sobre a competitividade das empresas, sobre os custos e preços.

Os dirigentes do SINTETEL foram em passeata à residência da presidente da CCJ, deputada Bia Kicis (PSL-DF) reivindicar uma audiência para falar sobre a necessidade de prorrogar a desoneração da folha de pagamento.

Na sequência a presidente da CCJ, deputada Bia Kicis recebeu uma comissão de dirigentes do Sindicato em seu gabinete. Na ocasião, os dirigentes pediram apoio no encaminhamento da demanda dos trabalhadores.

Na parte da manhã, os participantes do ato foram até ao aeroporto de Brasília recepcionar os deputados e reivindicar apoio ao PL 2541/2021.

SINTETEL na luta pelo emprego e renda! Prorroga já!