Andy Ker, presidente Mundial da UNI, discursa durante a reunião
O SINTETEL participou de uma reunião mundial de telecom com a UNI, que é o nosso sindicato global. A reunião on line ocorre nesta quarta-feria, 27/10/2021 e participaram dirigentes sindicais de todos os continentes.
Pelo Brasil participaram os dirigentes do SINTETEL Cristiane do Nascimento e Mauro cava de Britto e pela FENATTEL a diretora Gabriela Machado Cordeiro.
Os principais temas tratados foram as mudanças ocorridas no mundo do trabalho nesse período de pandemia do COVID-19 e as tendências mundiais. Em muitas empresas, foi necessário a implantação do teletrabalho. Mas, como ocorreu de forma repentina, surgiram vários problemas que precisam ser tratados e regulamentados por meio de acordos e convenções coletivas.
O SINTETEL já firmou acordo com várias empresas operadoras , teleatendimento e prestadoras, porém, ainda tem m¬uitas outras pendentes de negociação. Esse tema é urgente, uma vez que alguns custos das empresas foram repassados aos trabalhadores, como internet, energia elétrica, mobiliário e equipamentos, etc.
Desconexão é outro tema importante, pois com a tecnologia ao alcance dos trabalhadores, a separação do tempo de trabalho e o tempo de descanso fica cada vez mais difícil, visto que o local de trabalho de muitas pessoas é o seu próprio lar. Muitos gestores ainda acionam os trabalhadores fora de sua jornada de trabalho e isso é prejudicial e ilegal.
A Telefônica de Espanha já tem firmado com a UNI, um Acordo Global com as garantias de negociação, sindicalização e também de regramento ao teletrabalho de desconexão. Mas, no Brasil os acordos estão pendentes.
A FENATTEL e o SINTETEL estão cobrando a Telefônica Brasil para tratarmos desses temas e outros temas pontuais como remuneração variável, periculosidade, aluguel de carro, entre outros.
Como muitas empresas são multinacionais, os problemas são semelhantes em todos os países. Por isso, a troca de informações realizada nessa reunião, a solidariedade entre as entidades e a atuação da UNI junto às matrizes das empresas é importante para encontrarmos soluções para muitos problemas.