O calendário de pagamento do PIS/Pasep referente a 2019 foi encerrado no mês passado (junho). O Governo Federal decidiu que os trabalhadores que deveriam receber o abono salarial 2020 a partir do segundo semestre deste ano só terão acesso ao dinheiro em 2022.
A suspensão do calendário neste ano tem por objetivo, segundo o Governo, aliviar os cofres públicos, devido a dificuldade de fechar as contas do Orçamento 2021 dentro do teto de gastos.
As novas datas para saque do abono serão divulgadas pela Caixa (para o PIS) e pelo Banco do Brasil (para o Pasep).
Perdeu o prazo do abono 2019?
Os trabalhadores com direito a receber o benefício referente a 2019 que perderam o prazo poderão solicitá-lo no próximo calendário em 2022.
Quem tem direito ao abono?
Tem direito ao abono salarial o trabalhador que recebe até dois salários mínimos, esteja há pelo menos cinco anos inscrito no PIS/Pasep e tenha trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base.
É preciso ainda que os dados do trabalhador estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O valor do benefício varia conforme o número de meses trabalhados, atingindo o máximo de um salário mínimo (R$ 1.100) para quem trabalhou durante os 12 meses do ano. Quem trabalhou por um mês, por exemplo, tem direito a R$ 92 de abono.
Onde consultar se você tem direito ao benefício?
É possível consultar o PIS das seguintes maneiras:
• No Aplicativo “Caixa Trabalhador”.
• No site da Caixa Econômica (caixa.gov.br/PIS), clique em "Consultar pagamento".
• Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.