Notícias

FILTRAR:

SINTETEL recusa manobra da Claro de impor PPR com precarizações

A direção do SINTETEL se reuniu on line com representantes da Claro nesta quarta-feira, 21 de julho.  O objetivo da reunião era negociar o PPR 2021. No entanto, não foi isso que ocorreu.

A empresa compareceu à reunião com uma proposta de PPR pronta. O que era para ser uma negociação foi uma apresentação. Além da proposta de PPR ser um prato feito, tal prato veio gelado e indigesto.

Em comparação ao PPR 2020, a nova proposta precariza os critérios de elegibilidade e com metas muito agressivas. É uma proposta extremamente prejudicial aos trabalhadores. Não adianta ter 3,6 salários de target se o mesmo é praticamente inatingível.

O SINTETEL recusou prontamente a proposta apresentada pela Claro. O Sindicato sugeriu que o PPR não seja dividido em três grupos de trabalhadores como é hoje: corporativo, consumo e empresarial. Na visão do Sindicato, o PPR deve ser único, envolvendo todos os trabalhadores sem distinção o que criaria uma sinergia maior entre todos.

A empresa também apresentou mudança nos critérios de elegibilidade que são:

• proporcionalidade de cargo e área ao longo do ano e não mais com base na posição de dezembro;

• não pagamento para os pedidos de desligamentos;

• elegibilidade de 90 dias para todos os trabalhadores e

• pagamento somente em julho de 2022.

Todos estes itens também foram recusados pela bancada dos trabalhadores.

O SINTETEL entende que devem ser mantidos os critérios de elegibilidade do último PPR. Desta forma, o Sindicato sugeriu uma nova data para reunião e que a empresa faça uma reflexão e uma revisão tantos nos critérios quanto nas metas.

A empresa concordou com o agendamento de uma nova reunião e, em breve, divulgaremos uma nova data.

Acordo Coletivo 2021/2022

A direção do SINTETEL reivindicou o início das negociações do Acordo Coletivo 2021/2023 para o início de agosto. Porém, a empresa afirmou que consegue iniciar as negociações na segunda quinzena de agosto, uma vez que ainda está concluindo a análise da Pauta de Reivindicações.

Vale lembrar que neste ano serão renovadas tanto as cláusulas econômicas quanto as sociais.

Teletrabalho

A empresa enviou uma minuta querendo regulamentar o teletrabalho. No entanto, o SINTETEL efetuou vários apontamentos no documento que deveriam ser revistos e pontuados. Há algumas cláusulas que apresentam divergência entre as partes. A empresa ficou de responder na próxima reunião.

A direção do SINTETEL também demonstrou descontentamento com as posturas de comunicação da empresa em relação às negociações efetuadas com o Sindicato. A empresa tem adotado um comportamento oportunista, ao contrário das outras operadoras.

Ao invés de fazer a comunicação simultânea com o Sindicato, ela se vale do acesso direto aos trabalhadores para antecipar targets atingidos do PPR como fez no ano passado, divulgar internamente aos trabalhadores algo que ainda está em negociação com o Sindicato antecipando os valores a serem recebidos de ajuda de custo, no caso do teletrabalho. E por final foi o que fez com a implantação do convênio farmácia que é uma antiga reivindicação do Sindicato e dos trabalhadores.

A Claro divulgou o convênio farmácia de forma unilateral como se fosse uma iniciativa dela. A empresa reconheceu os equívocos e afirmou que tem a intenção de melhorar a comunicação para o futuro.

SINTETEL sempre na defesa dos direitos dos trabalhadores em telecomunicações. Fique sócio do Sindicato!