Evento contou com a participação de 532 jovens de 72 países
A UNI Global Union (Sindicato Global) realizou o Fórum Mundial da Juventude deste ano em 03 e 04 de junho.
O delegado sindical, Fernando Brandão, participou do evento representando o Sintetel e Erisvaldo Souza Gomes representou a Fenattel.
No evento, discutiu-se questões sobre direitos humanos, mudança climática, precarização do trabalho, assédio moral e sexual, aumento do trabalho informal, sindicalização, formação, entre outros temas voltados aos interesses da juventude trabalhadora.
Com o nome “Jovenes de Pie - Youth Rice Up”, o fórum contou com a participação de 532 pessoas de 72 países e 162 sindicatos filiados à UNI.
Jovens de diversas nacionalidades, diante da grave situação econômica causada pela pandemia em todo o mundo, trocaram experiências e aprovaram um plano de lutas para os próximos quatros anos. Os comitês regionais deverão debater novas propostas e estratégias em breve.
“O Fórum contribuiu muito para capacitação e trocar experiências entre as pessoas de vários países. Além disso, mostrou a importância da ação dos sindicatos em incorporar as necessidades e expectativas dos jovens trabalhadores em suas políticas e ações”, afirma Fernando Brandão, delegado sindical do Sintetel.
A UNI representa mais de 20 milhões de trabalhadores ao redor do mudo. É um sindicato global, organizado em regiões e setores, que busca contribuir para o fortalecimento internacional de categorias profissionais, com debates relevantes aos trabalhadores, dentre eles, o da Juventude.