Notícias

FILTRAR:

EZENTIS é um poço sem fundo de problemas. SINTETEL exige soluções imediatas

O SINTETEL se reuniu com a Ezentis no último dia 3 de março. A empresa se comprometeu a responder oficialmente ao Sindicato sobre os questionamentos dos trabalhadores diante de tantos absurdos praticados.

A direção do Sindicato exigiu soluções imediatas para resolver os problemas atuais, pois a cada hora aparece uma nova situação. O SINTETEL fará ações sindicais com os trabalhadores para o levantamento de novos problemas, fiscalização e acompanhamento daqueles que a empresa afirma ter solucionado.

A seguir, as respostas da Ezentis para os questionamentos dos trabalhadores:

1º - Horas extras: dizem os funcionários que, se fizer hora extra sem autorização estão sujeitos a advertência.

Resposta: A advertência acontece nos casos em que ocorrem a horas extras e a liderança não é avisada. Contudo, esse procedimento é antigo, existente há alguns anos e todos foram orientados mais de uma vez. As evidências estão em ata, assinada pelos colaboradores.

2º - Técnicos Reduzidos
Resposta: Existem vagas abertas e está sendo acelerado o processo de contratação.

3º - Alteração de horários nos plantões e horários não respeitados por falta de funcionários 

Resposta: Muitos funcionários foram desligados e não houve reposição no quadro (operação). Com o preenchimento das vagas, esse problema será sanado.

4º - Falta de equipamentos para testes (operação)

Resposta: Temos pontos de melhorias e reposição, estamos avaliando internamente.

5º - Troca de horário

Resposta: Não existe regra para os trabalhadores nas mudanças de turno. Como funciona as trocas de horário? Realmente não existe regra determinada, é um ponto falho entre Operação e RH. As trocas ocorrem em demandas específicas, como para cobrir um funcionário doente. O colaborador é avisado com antecedência? Sim, sempre é avisado com antecedência. Será revisto o fluxo para melhoria.

6º - Convênio médico: segundo os funcionários é péssimo e não funciona

Resposta: Plano da Intermédica é o que atende todos os nossos contratos. O RH apoio local está a disposição para ajudar o colaborador no que for necessário com dúvidas sobre o plano.

7º - Uso de veículo: cobrança indevida do uso do veículo. Quem abastece o veículo é o responsável por tudo que acontece com o veículo até que outro venha a abastecê-lo novamente, ou seja, qualquer um que pegar o carro nesse intervalo, não é responsável pelo mesmo

Resposta: Esse ponto temos problemas e enviei o tema para área de frotas + operações para melhorarmos o processo.

8º - Alguns funcionários tem celular para o trabalho e outros não

Resposta: Nesse ponto temos problemas e enviei o tema para área de TI + operações para melhorarmos o processo.

9º - Parcelamento de horas extras: o funcionário faz hora extra, porém não recebe integralmente, sendo essas horas, parceladas indevidamente

Resposta: As horas extras realizadas no mês são pagas de forma integral. O que houve foi que no último trimestre de 2020 o banco de horas apurado, foi pago em 2 parcelas (1ª folha de janeiro e 2ª folha de fevereiro). Este acordo do Banco de Horas mas já se encontra vencido.

10º - Banco de horas está sendo feito em 1/1, e os funcionários entendem que o banco de horas deveria acompanhar a regra da hora extra (conforme convenção coletiva) 

Resposta: A empresa respondeu ao sindicato utilizando um acordo de Banco de Horas que já se encontra vencido.

11º - Verificação da desmobilização do contrato (operação)

Resposta: Não temos nenhuma previsão para desmobilização do contrato.

12º - Supervisão orientando a marcar o ponto e continuar a jornada de trabalho (operação)

Resposta: A orientação do RH corporativo é que a jornada de trabalho do colaborador, seja encerrada somente após o término de suas atividades e reforçado com todos os gestores de campo. Isso não pode ocorrer de forma alguma.

13º - Horas de sobreaviso trabalhadas serem computadas como banco de horas (verificar possibilidade de mudança)

Resposta: A empresa respondeu ao Sindicato que paga as horas de sobreaviso, porém quando o trabalhador é acionado as horas trabalhadas passam a ser consideradas como extras e são lançadas no Banco de Horas. Ocorre que, conforme acima já mencionado, o acordo de banco de horas da empresa Ezentis encontra-se vencido.

Sozinho o problema é seu! Juntos o problema é nosso!