VIVO Campo - Rua Padre Feliciano
A direção do SINTETEL encaminhou à VIVO diversas reclamações dos trabalhadores de campo.
A empresa se posicionou e enviou as respostas aos nossos questionamentos. Veja a seguir:
Reparadores: Estão preocupados com prejuízo no PIV, porque estão executando serviço de instalação e não recebem PIV por essa atividade.
Resposta da VIVO: O PIV dos reparadores não está atrelado a produção. Ou seja, a preocupação é improcedente, pois o pagamento do PIV dos reparadores é condicionado ao resultado do índice do cluster. No entanto, quando o reparador executa alguma instalação, a atividade é remunerada, conforme regras previstas na política.
Instaladores: Eles informam que executam atividades diferentes da sua função, o que pode prejudicar o seu PIV.
Resposta: O PIV dos instaladores é medido pela produção e qualidade dos serviços executados. Em momentos da operação os instaladores executam outras atividades, sendo que todos estes possuem uma pontuação oficial (tabela de pontuação do PIV) na Política e não há atividade que seja executada e não somada a pontuação do técnico, para o cálculo do variável (PIV).
Escala de trabalho: Foi alterada a atual escala, o que gerou muita insatisfação entre os trabalhadores, pois prejudicou a sua vida social.
Resposta: No 1º final de semana da alteração da escala, alguns colaboradores nos notificaram que já tinham compromissos assumidos e não poderiam trabalhar no sábado, diante de tais notificações, a liderança direta flexibilizou a exigência da presença e acordou a folga, seguindo a mesma flexibilidade para os finais de semana seguintes. Referente a escala de sábado, das 12 às 16h, isso se aplica para o grupo minoritário que atua aos domingos (cerca de 10 técnicos).
A fim de encontrarmos alternativas, a partir de março/2021 voltaremos com a escala espanhola. Porém, somente aos que optarem por este modelo de escala. Os demais continuarão atuando no modelo atual, conforme citado acima. Desta forma teremos um modelo híbrido de atuação. O gestor local avaliará como se comportará o atendimento aos clientes.
Supervisores: estão trabalhando aos domingos e a hora extra não está sendo paga. Informam que tem um caderno de gaveta.
Resposta: Qualquer hora trabalhada aos domingos e registrada no sistema de ponto é paga como hora extra 100% na folha de pagamento. No entanto, avaliaremos internamente se há algo desconhecido pela gerência e reforçar com as lideranças que qualquer atividade executada fora da jornada normal de trabalho, deverá ser registrada no sistema.
Assédio moral: Trabalhadores reclamam que supervisores estão ameaçando os trabalhadores de demissão sem motivos. Eles afirmam que já existe uma lista de desligamentos para quem não colaborar com eles. O SINTETEL solicitou ao RH da empresa que oriente os envolvidos para cessar esse tipo de atitude.
Caso essas situações persistam, denuncie ao SINTETEL.
Juntos somos mais fortes! Sozinho o problema é seu!
Juntos o problema é nosso!