Notícias

FILTRAR:

Nota de falecimento

É com pesar que comunicamos o falecimento do companheiro Wilson Therezan.

Foram 42 anos dedicados ao setor de telecom e muitos deles à vida sindical. Nascido em 14 de novembro de 1940, em Cabrália Paulista, Wilson Therezan tornou-se o primeiro dirigente sindical a comandar a subsede de Bauru. 

Aos 14 anos, conseguiu seu primeiro emprego registrado em carteira, na antiga CTB (Companhia Telefônica Brasileira), em julho de 1954. 

O primeiro cargo ocupado por Wilson foi o de técnico de comutação. Depois foi promovido a encarregado da Central e, em seguida, coordenador da equipe de Inspeção da região de Bauru. Wilson concedeu entrevista no ano de 2016 à Revista Linha Direta do SINTETEL. 

Wilson Therezan contou que conheceu o SINTETEL por meio de um amigo que era representante sindical, chamado Arsino Perez. “Sempre fui muito interessado por assuntos sindicais e acompanhava o amigo Arsino nas suas atividades. Quando ele se aposentou, diante do meu interesse, me convidou para substituí-lo e eu aceitei”, recorda. A direção do Sindicato, em São Paulo, aceitou a indicação do Arsino e foi assim Wilson se tornou representante sindical na região de Bauru.

Wilson Therezan fez parte da criação da vitoriosa corrente UNIDADE NA LUTA, que acaba de eleger o companheiro Gilberto Dourado à presidência da entidade. “Ainda quando era representante sindical, o pessoal da Unidade na Luta veio até Bauru para conversar comigo. Tínhamos o mesmo ideal para fazer oposição à diretoria daquela época e mudar os rumos do Sindicato”, relatou.

Wilson foi eleito para a diretoria Executiva no cargo de diretor das Relações Sindicais e veio para São Paulo. “Foi na primeira gestão do companheiro Osvaldo Rossato”, relembra. Em 1990, na eleição seguinte, foi designado como o primeiro diretor da subsede regional de Bauru, inaugurada naquela gestão.

Therezan relembrava com carinho dos tempos em que atuava diretamente pelo Sindicato tanto em São Paulo quanto em Bauru e região. Ele destaca dois acontecimentos marcantes: as greves de 85 e de 88, na cidade de Presidente Prudente. 

O companheiro Wilson se orgulhava e levava como lembrança boas recordações e amizades construídas ao longo de mais de quatro décadas dedicadas à categoria. 

Wilson Therezan faleceu no último dia 5 de fevereiro 2021, na cidade de Bauru.