Notícias

FILTRAR:

6ª CONFERÊNCIA DE MULHERES-UNI AMÉRICAS

“Defender nossos direitos e construir nosso futuro” é o lema da 6ª CONFERÊNCIA DE MULHERES UNI AMÉRICAS, realizada no dia 02/12, com a participação de 23 países, 86 sindicatos e 425 participantes.  A Conferência ocorreu virtualmente pela primeira vez por conta da pandemia.

A diretora do SINTETEL, Cristiane do Nascimento, foi reeleita para o cargo de vice-Presidente do Comitê de Mulheres da UNI Américas, para o próximo quadriênio (2020 a 2024). A diretora Maria Edna Medeiros foi eleita, pela Fenattel, como integrante do Comitê. Participaram do evento também as diretoras Aurea Barrence, Mariângela Pires e Angélica Fortunato. 

Foram observados muitos avanços conquistados no mandato que se encerra. As entidades aumentaram a participação de mulheres, inclusive em cargos de decisões. Entretanto, a quantidade ainda é pequena e precisa se ampliada nos próximos anos. 

Algumas das prioridades estratégicas do Comitê UNI Mulheres será:

• Incluir mais mulheres para participar das entidades sindicais;
• Proporcionar formação e espaço às mulheres;
• Lutar contra a desigualdade salarial;
• Fortalecer as redes de mulheres e combater todas as formas de violência;
• Lutar pela ratificação da Convenção 190 da OIT. 

Com um governo sem compromisso com as políticas de combate à discriminação de gênero, as mulheres sindicalistas se tornam, ainda mais, fundamentais nessa luta. Elas se comprometeram a lutar pela ratificação da Convenção 190 da OIT, que trata sobre as formas de violência no local de trabalho.

Na ocasião, também foi observada a importância de eleger mais mulheres para exercer cargos políticos em nosso país. Somente ocupando esses espaços conseguiremos força para implantar ou mudar leis e proteger mulheres de todas as adversidades a que são submetidas no dia a dia. 

União é o caminho para conquistarmos vitórias!