Notícias

FILTRAR:

Dirigentes do SINTETEL fazem trabalho de conscientização nos sites da Almaviva na região de Campinas

Em cumprimento à determinação da Justiça, o Sintetel realizou reuniões com a Almaviva da região de Campinas e verificou “In loco” as inúmeras denúncias recebidas. 

Os trabalhadores da empresa em Itu, Limeira e Jundiaí nos enviaram denúncias sobre: controle de idas ao banheiro, alterações nos horários de trabalho, problemas para fracionamento de férias, ambulatório sem atendimento médico, falta de medidas de proteção no combate à COVID-19, entre outros problemas.

Os dirigentes do Sintetel constaram que nos sites da Almaviva há uma total falta de clareza nas informações e falhas de comunicação com os trabalhadores. A falta de diálogo fez com que muitas dúvidas surgissem e favoreceu o surgimento do assédio moral, pois as normas e políticas da empresa não eram conhecidas. 

Muitas das dúvidas surgiram após a transição entre as empresas Fidelity e Almaviva, por adotarem políticas diferentes.

Nem mesmo a Convenção Coletiva de Trabalho do Teleatendimento era divulgada. Ou seja, os trabalhadores desconheciam direitos e deveres.

Deixamos claro para a diretoria da empresa que um ambiente de trabalho saudável se constrói com respeito entre todos os trabalhadores, independente do nível hierárquico. O foco, neste trabalho, foi a conscientização das lideranças, que foram alvo de denúncias de assédio moral. Cobramos fortemente que a Almaviva invista, com urgência, em treinamentos de gestão de pessoas!

Orientamos a direção da empresa para:
• Planejar previamente e respeitar as necessidades dos trabalhadores sempre que houver mudanças de horário.
• Informar que o ambulatório local possui prestação de serviço de enfermagem, com profissional não habilitado para a prescrição de medicamentos, apenas avaliação da necessidade de encaminhamento do trabalhador para pronto socorro.
• Respeitar as cláusulas da Convenção sobre escalas de trabalho e folgas.
• Continuar respeitando o distanciamento social, o uso de máscaras e disponibilizar álcool em gel em todas as dependências da empresa.

Os dirigentes do Sintetel também abordaram com as lideranças outros pontos que foram alvos de questionamentos sobre direitos e deveres. Houve esclarecimentos sobre direito do trabalho.

Salientamos para a Almaviva que é importante estender esse trabalho  de conscientização de direitos e deveres a todo o operacional da empresa.

SINTETEL na luta pela vida, emprego e renda!