Notícias

FILTRAR:

SINTETEL na luta pelo Direito à desconexão do trabalho

Os smatphones permitem que estejamos conectados ao trabalho o tempo todo. Às vezes essa flexibilidade é boa, mas estar constantemente conectado também tem efeitos negativos, que podem afetar nossas relações e a nossa saúde mental. Se não houver controle, a constante conexão pode provocar ansiedade, esgotamento e depressão. 

E não pode ser assim! O direito a se desconectar significa que você não tem que atender ligações ou mensagens depois de sua jornada normal de trabalho, nem durante a seu dia de descanso e sem sofrer punições.

O direito à desconexão significa separar o tempo de trabalho e o tempo para a vida privada, ou seja, tempo de descanso que é garantido por lei.  Afinal precisamos cuidar da vida pessoal, conviver com a família, estudar, ter lazer, enfim fazer o que quiser.

O RH Mundial da Telefônica já percebeu a importância de respeitar o tempo de descanso de seus trabalhadores e assinou um acordo Global com a UNI (Sindicato Mundial do qual o SINTETEL é filiado). 

Agora precisamos colocar em prática no Brasil. O SINTETEL está conversando com a Telefônica e demais empresas, para negociar um acordo para garantir o direito à desconexão para todos os trabalhadores, para que possam realmente se desconectar do trabalho sem sofrer perseguições e punições. 


Pesquisa sobre desconexão

O SINTETEL realizou uma pesquisa com os trabalhadores de Telecom, sobre desconexão do trabalho. O objetivo foi saber se os o trabalhadores são acionados fora do horário de serviço pelos supervisores/gestores. 

O resultado foi preocupante:
• 80,6% dos entrevistados responderam que SIM. Eles são acionados pela empresa fora do horário de trabalho.
• 32,8% responderam que são acionados TODOS OS DIAS fora do horário de trabalho.

Por isso, o SINTETEL busca um entendimento com as empresas para acabar com essa prática, uma vez que todos os trabalhadores necessitam de descanso e convívio familiar. 


A seguir, algumas das partes mais importantes do guia da UNI - Sindicato Global -  para ajudar nas negociações pelo direito a se desconectar:

1. DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DA DESCONEXÃO
O direito de desconectar é importante em circunstâncias normais para garantir o equilíbrio entre trabalho e vida privada e para evitar ansiedade, depressão e esgotamento. O direito de desconectar também pode ajudar a aliviar o nível geral de estresse e ansiedade que os funcionários sentem devido ao impacto do coronavírus.

2. DEFINIR HORAS DE TRABALHO
Nem sempre é possível cumprir o horário padrão quando se trabalha em casa, mas uma comunicação e acordos claros sobre o que constitui o horário normal de trabalho são importantes para permitir que os funcionários façam uma distinção entre quando eles precisam permanecer conectados ao trabalho e quando não.

3. GRUPOS DIFERENTES SE VEEM AFETADOS DIFERENTEMENTE
Os funcionários cujos filhos, pais ou outros membros da família dependam deles para receber cuidados e apoio são particularmente afetados pela crise do coronavírus e pode ser que não dediquem tanta atenção ao seu trabalho como alguém sem responsabilidades semelhantes. Consequentemente, não penalizar funcionários menos conectados ou recompensar os mais conectados é fundamental!

O SINTETEL está na luta para mudar essa realidade. Se você está sofrendo com essa prática, faça a denuncia para o Sindicato. 


SINTETEL na luta pela vida, emprego e renda.