Em reunião realizada no dia 30 de outubro, a empresa respondeu as reclamações encaminhadas pelo Sintetel, que ouviu os trabalhadores no começo do mês. Fique atento às respostas, tire suas dúvidas, e comunique o sindicato sobre problemas persistentes.
Transporte
- Com relação às mudanças de horário e itinerário, a empresa diz que tomará providências para que as alterações sejam comunicadas com pelo menos dois dias de antecedência. Para o mês de novembro, as mudanças serão entregues a partir de 31/10/2008. A Tivit nega que os atrasos gerados pelos ônibus ocasionem desconto.
Vale-Transporte
- Para os funcionários que pagaram o VT do próprio bolso, a empresa diz que o ressarcimento será feito na folha de outubro/2008.
- Os trabalhadores que não são contemplados pelos ônibus, pois moram em bairros muito distantes, terão complemento do VT.
- Para o pagamento de retroativos do vale transporte, a empresa diz que as reclamações devem ser direcionadas ao atendimento do DRT, que verifica e corrige possíveis ressarcimentos.
Acordo Coletivo
- Sobre o atraso no Acordo Coletivo, a proposta já foi apresentada e aprovada através de assembléias realizadas em Mogi das Cruzes e São José dos Campos.
Gerais
- A não aceitação de atestados médicos(mesmo os da rede), segundo a empresa, só ocorre quando os atestados contém rasuras ou falta de informação que impossibilitem o Médico do Trabalho de analisar e justificar a falta.
- Descontos indevidos e demora no ressarcimento: as reclamações também devem ser feitos ao DRT, e conforme a necessidade de correção, a empresa toma providências para o reembolso.
Holerites
- Com relação à não entrega do holerite, a empresa nega que isso ocorra, e afirma que os demonstrativos são entregues no dia do pagamento, diretamente aos colaboradores.
Ameaças e Pressões
- As ameaças, metas abusivas e pressão sob risco de advertência não são procedimentos dos gestores, conforme afirma a Tivit, e para que o problema seja analisado é preciso que os funcionários informem dados mais detalhados, como nomes, horários, etc.
Plano Odontológico
- Para os planos odontológicos, que os funcionários diziam pagar e não poder utilizar, desconto indevido por serviços não utilizados e outras queixas, a Tivit diz que as pendências foram regularizadas no mês de julho/2008, e ainda que os descontos efetuados em folha de pagamento referem-se apenas a contribuição mensal e não pela utilização.
ESTAMOS DE OLHO! VAMOS FISCALIZAR O CUMPRIMENTO DAS NOSSAS REINVIDICAÇÕES!