Notícias

FILTRAR:

Centrais sindicais se mobilizam contra a terceirização

Força, CUT, CGTB, CTB, NCST e UGB reuniram-se com o grupo de trabalho, a Câmara Federal, representantes da Casa Civil e do Ministério do Emprego e Trabalho (MTE) para discutir a questão das terceirizações nas indústrias, serviços e também no setor rural.

 Há um projeto de lei (de número 4302, criado em 1998) que tramita na Comissão de Constituição e Justiça de Cidadania, da Câmara dos Deputados, que visa estabelecer regras mais claras para fomentar a contratação de trabalhadores temporários.

O projeto, que foi criado ainda durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, vai na contramão da tentativa estabelecida pelas centrais de ajudar os trabalhadores temporários, principalmente os da zona rural, que trabalham sazonalmente e não podem contar com qualquer tipo de benefício.

Para os sindicalistas, o momento que o país vive é totalmente diferente do período em que foi instituído esse projeto de lei e, por isso, é necessário acabar com as arbitrariedades que giram em torno dos contratos de terceirizados, que impossibilitam o trabalhador de ter uma vida mais digna e contemplada com os devidos direitos.

TAGS