Notícias

FILTRAR:

Ministério do Trabalho confirma UGT como segunda maior central sindical brasileira

O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTP) publicou no Diário Oficial da União em 7 de março a aferição das centrais e apontou a União Geral dos Trabalhadores (UGT) como a segunda maior Central Sindical do Brasil. O cálculo considera o número de trabalhadores associado a cada sindicato e a quantidade de entidades sindicais filiadas às centrais até o último dia de 2015. 

Pelos dados divulgados pela Secretaria de Relações do MTP, a União Geral dos Trabalhadores agrega 1.277 entidades sindicais, o que representa um percentual de 11,38% do total de sindicatos filiados. São cerca de 1,5 milhão de trabalhadores. 

O Sintetel se filiou à UGT em meados de 2014. Com isso, a central ampliou sua representatividade com cerca de 300 mil trabalhadores. 

A aferição foi feita por grupo de trabalho tripartite, em que se encontram representantes do MTP, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e de cada central.

 “O sindicalismo cidadão, ético e inovador da União Geral dos Trabalhadores (UGT), centrado no ser humano, capaz de oferecer respostas e propostas aos problemas nacionais, tem demonstrado que este é o novo caminho do sindicalismo brasileiro”, publicou a UGT em seu portal. 

De acordo com a central, entre as bandeiras de luta da UGT estão os direitos do trabalhador e trabalhadora no Brasil, igualdade de gênero, inclusão, imigrantes, saúde e segurança, justiça social e trabalho decente, desenvolvimento com sustentabilidade, entre outros. Representando trabalhadores de todos os segmentos profissionais, a UGT consolida sua posição também como a maior central na área de comércio e serviços.