Notícias

FILTRAR:

Sintetel comparece à oficina da Rede Mulheres UNI Brasil sobre igualdade e oportunidade

Delegadas e delegados do Sintetel participaram da 5ª Oficina de Formação de Igualdade e Oportunidade de Gênero organizada pela Rede Mulheres UNI Brasil. O evento ocorreu na Praia Grande, litoral paulista, em 22 e 23 de junho. 

O foco do encontro foi a desigualdade salarial e de cargos executivos entre homens e mulheres. Porém, assuntos de outros campos sociais também tiveram destaque, uma vez que tudo está interligado e por mais que a sociedade tenha evoluído o machismo ainda perpetua. 

No primeiro dia, a escritora Raquel Moreno falou sobre como a mulher é retratada pela mídia. Em seguida, a advogada Cláudia Luna contou sobre a evolução da mulher na sociedade. A bancária Neiva Santos finalizou o dia discutindo sobre trabalho privado (cuidar da casa e família) e público. 

A equipe do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) deu uma palestra no segundo e último dia sobre a evolução política e de trabalho da mulher na sociedade e as melhores práticas nos acordos coletivos de diversos sindicatos. 

A delegação do Sindicato foi composta por 15 delegados, sendo nove mulheres e seis homens.  A delegada Angélica Fortunato foi uma dessas representantes e teve a convicção de que os dois dias de encontro foram produtivos. “Foi uma oportunidade única de ampliar conhecimento e visão, agregando valor ao nosso trabalho como sindicalistas e indivíduos”.

A Rede de Mulheres UNI Brasil faz parte da UNI, rede sindical mundial representante de mais de 20 milhões de trabalhadores por todo o mundo, a qual o Sintetel também é filiado.