Notícias

FILTRAR:

Sintetel participa de fórum sobre serviços temporários e terceirização

O Sintetel participou do Fórum Sindeprestem/Ciett de Trabalho Temporário e Serviços Especializados, realizado em 5 de março, em São Paulo. Os assuntos discutidos foram importantes e atuais, pois fazem parte do cotidiano do Sindicato. 

Hoje temos no Brasil oito milhões de trabalhadores terceirizados e aproximadamente um milhão em serviços temporários. Aproximadamente 800 mil jovens sem qualificação profissional entram no mercado de trabalho por ano e grande parte é admitida em empresas terceirizadas.

Uma das ideias patronal é criar uma nova denominação para o termo “terceirização”, que de uma maneira geral está bem depreciado. “Serviços Especializados, ou Facilities Managment, é a denominação que querem disseminar. Um anglicismo para dar certo glamour, mas que na prática continua sendo terceirização”, analisa o diretor Regional do ABC, Mauro Cava de Britto que participou do fórum. “Enquanto os patrões continuarem afirmando que a atividade-fim da empresa é o lucro, é sinal de que a terceirização precisa ser urgentemente regulamentada”, acrescenta. 

Esteve presente também o dirigente do Sintetel, Leonardo Senna, oriundo de uma empresa terceirizada e que inclusive o tema de seu TCC foi terceirização. “Para mim foi um aprendizado muito importante que me trouxe subsídios para usar na luta diária em busca de melhorias para o trabalhador”, destaca.

A direção do Sintetel entende que é importante participar desses eventos até para entender melhor a ótica patronal.