Notícias

FILTRAR:

Empresas do teleatendimento enrolam mais uma vez e não apresentam proposta para o Acordo Coletivo

Há quase 100 dias da entrega da Pauta com as reinvindicações dos trabalhadores, o SINTETEL cobrou as empresas do teleatendimento por não apresentarem propostas para negociar o Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025. 

Na última reunião, ‘pra variar’, as empresas de teleatendimento vêm usando a sua surrada estratégia de se fazer de ‘morta’, sempre quando se inicia o período de negociações da categoria. Os patrões alegaram que, devido as agendas de final de ano e pelo fato de a data-base ser logo no início do ano, eles não tiveram tempo hábil para elaborar uma proposta econômica consistente. 

A direção do SINTETEL, mais uma vez lembrou que entregou a Pauta em 24/10/2023, e que esse seria o tempo suficiente para um planejamento de uma proposta para os trabalhadores. Para os dirigentes sindicais tal atitude patronal é “uma falta de respeito, que gera vergonha alheia”. 

O Sindicato cobrou que as empresas apresentem o mais rápido possível uma proposta justa e condizente com a grandeza do setor, pois os trabalhadores também precisam honrar seus compromissos mensais em seus lares.

Ainda durante a reunião, a entidade sindical parabenizou a atitude de algumas empresas que adiantaram o reajuste dos salários com base no salário-mínimo nacional, atitude essa que não está sendo praticadas pela maioria do setor. É lamentável que alguns trabalhadores ainda não estão com os salários-mínimos reajustados. Se as empresas dificultam, os trabalhadores serão prejudicados, porque além de não contabilizar o tempo, não serão contemplados na hora de utilizar benefícios como auxílio-doença e aposentadoria.   

O SINTETEL pontuou a importância das negociações e afirmou que está mobilizando os trabalhadores para o movimento de protesto em função dos descasos das empresas. 

Outro ponto enfatizado na mesa por parte dos trabalhadores é a valorização no reajuste do VR e VA. Os dirigentes enfatizam a necessidade de um reajuste decente para o benefício, pois com o praticado atualmente os trabalhadores não conseguem fazer uma refeição digna, devido o valor ser irrisório.

A pauta de reivindicações possui 109 cláusulas, das quais destacamos:

• Reajuste salarial com aumento real;

• VA/VR com valores condizentes à realidade dos preços da alimentação;

• Programa de Participação nos Resultados com valores atrativos aos trabalhadores, e apartado do acordo coletivo;

• Auxílio transporte escolar.

O SINTETEL, depois de muito insistir, conseguiu marcar uma nova reunião com as empresas só para 20/02/2024. 

Além de ser um prazo muito distante, as empresas estão dando uma demonstração que não querem reajustar os salários dos trabalhadores. Por isso, conclamamos as companheiras e companheiros a ficarem mobilizados nas chamadas do SINTETEL. 

Se nesta próxima reunião, não tiver uma proposta decente que atenda os interesses dos trabalhadores, nós iremos mostrar a nossa força aos patrões.

Trabalhadores, vamos nos mobilizar! A responsabilidade é coletiva. 

Sindicato e trabalhadores em busca da valorização da categoria!

O recado está dado. Juntos somos mais fortes!