Notícias

FILTRAR:

V. Tal anuncia reestruturação de pessoal e SINTETEL negocia garantias aos trabalhadores

A V.Tal se reuniu com o SINTETEL, a FENATTEL e demais federações sindicais para expor suas dificuldades econômicas enfrentadas após o período pandêmico e o processo de recuperação judicial com a OI. Na ocasião a empresa, anunciou que precisará fazer a reestruturação  para reduzir custos, resultando na dispensa coletiva de pessoal, para se adequar às novas realidades do mercado.

Durante as reuniões, o SINTETEL, a FENATTEL e os demais sindicatos e federações presentes, primeiramente, deixaram claro que são contra toda e qualquer forma de demissão ou redução de postos de trabalho e, durante os encontros, insistiram que a empresa revisse tal decisão.

Diante das colocações da V.Tal e a mesma ser irredutível, as entidades sindicais propuseram aplicação de um pacote de incentivos para os trabalhadores que serão desligados. A empresa atendeu a demanda trabalhista e, após várias conversas, se chegou a uma proposta de dispensa coletiva.  

Veja as principais garantias negociadas entre o SINTETEL / FENATTEL e a empresa:

-A dispensa coletiva: ocorrerá do período de 01/01/2024 a 31/12/2024.

-O instrumento de dispensa coletiva: será aplicável as demissões coletivas que resultarem na redução do quadro de pessoal da empresa em até 20% (vinte por cento) do seu efetivo em 01 de janeiro de 2024.

-Pacote de Benefícios: Durante (6 meses) após a data do efetivo desligamento do trabalhador, será assegurado aos trabalhadores dispensados, inclusive aos que se aposentarem em 2024, plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida e auxílio medicamento, conforme acordo coletivo.

-Indenização por tempo de trabalho: Efetuar o pagamento indenizatório de 15,00% do salário nominal do empregado, por cada ano de efetivo trabalho, limitado até 6 salários.

-Excluídos do pacote de benefícios e indenização acima, sem prejuízo no direito a dispensa coletiva pela empresa: demitidos por Justa Causa; durante o período de experiência, contrato de trabalho por prazo determinado e contratados como aprendiz e estagiário.

SINTETEL sempre na luta na defesa da categoria! Fortaleça o seu Sindicato!