Notícias

FILTRAR:

FENATTEL participa de encontro de mulheres com o Governo Federal

A FENATTEL participou de reuniões com grupos de mulheres trabalhadoras dos movimentos sociais, das centrais sindicais e com o Governo Federal. O Governo foi representado pela Secretaria Executiva do Governo Federal e a Secretaria Executiva do Ministério da Mulher. Os encontros online aconteceram na quinta-feira (16/02). 

Ambos os eventos objetivaram envolver o governo para tratar da pauta das mulheres brasileiras, nos parâmetros dos movimentos sociais, feministas e do movimento sindical, que acompanharam o desgoverno e a falta de políticas públicas nos últimos anos, marcados com alto índice de violência e feminicídio.

Com as proximidades das manifestações do Dia Internacional da Mulher, a ideia é promover ações e discutir as demandas nacionais das mulheres.

Comitê Popular das Mulheres e Feministas Brasileiras 

Pela manhã, o Comitê Popular das Mulheres e Feministas Brasileiras se reuniu para debater as pautas no âmbito social. O encontro serviu para elaborar ações que busquem a participação de um governo mais efetivo em ações de promoção de políticas públicas, sociais e atuação diante de altos índices de violência contra as mulheres.

Ao final, foi elaborado um documento com alguns pontos estratégicos, considerados fundamentais, com assuntos vivenciados pelas mulheres brasileiras. São eles:


Combater a fome e a pobreza;
Implementar políticas de soberania e segurança alimentar e nutricional;
Reestatizar a Eletrobrás; 
Defender os direitos sexuais e direitos reprodutivos; 
Elaborar uma política nacional integrada do cuidado; 
Universalizar o direito à creche e ampliação das escolas em tempo integral;
Instituir ações em todos os ministérios de enfrentamento a todas as formas de violências contra as mulheres, crianças e meninas;
Enfrentar o racismo estrutural e ao encarceramento e genocídio da população negra, quilombola e indígena;
Incentivar programas e ações para uma cultura igualitária;
Executar políticas e programa para democratização dos meios de comunicação;
Enfrentar a superexploração e precarização do trabalho das mulheres;
Apoiar a aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 4216/21 que institui diretrizes para a produção de moradia por autogestão.


Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das centrais sindicais

Já na parte da tarde, as mulheres sindicalistas se reuniram com representantes do atual governo para tratar de assuntos relacionados à classe trabalhadora e reforçar a importância de inserir nas negociações coletivas pautas inerentes às mulheres trabalhadoras do campo e da cidade e, principalmente, as mais vulneráveis (pretas, periféricas, LGBTQIAP+). 

Na ocasião foi rediscutida a pauta, que já havia sido apresentada pelas mulheres das Centrais Sindicais ao Presidente Lula no encontro ‘Mulheres com Lula 2022’, e foi definida ações de curto, médio e longo prazo.

Durante os encontros, foi mencionada a intenção do Governo Federal de mobilizar as mulheres para promover uma ação em Brasília no próximo mês, referendando o Dia Internacional da Mulheres.