Notícias

FILTRAR:

Especial Claro: Ganho real para todos sem discriminação de faixa salarial

Na reunião realizada dia 23, em São Paulo, a Claro resolveu “avançar” em relação à proposta anterior: aceitou reajustar os salários em índice acima do INPC, como reivindicam os trabalhadores. Só que o percentual oferecido são míseros 0,22%, valor, com certeza, muito menor que o reivindicado pelos trabalhadores.

Ao mudar a proposta de reajuste salarial de 4,68% para 4,90%, a Claro demonstra mais uma vez a falta de respeito que tem com os empregados. E esse desrespeito se torna mais grave no momento em que a empresa anuncia que acaba de bater a casa dos 50 milhões de clientes. Clientes atendidos pelos  trabalhadores explorados, os mesmos que há anos só recebem a reposição da inflação e olhe lá! Oferecer 0,22% a título de aumento real é tentar fazer os empregados de palhaços!

RECEITA DE R$ 2,9 BILHÕES
Se a empresa lucrou 3,5% a mais, por que os trabalhadores têm que se contentar com 0,22% de aumento real? Decididamente, não dá.

E foi isso que a Comissão Nacional de Negociação disse à empresa. Não é aceitável que uma empresa integrante de um dos setores mais lucrativos da economia, como são as telecomunicações, não possa conceder um aumento de fato para os trabalhadores. Ao longo deste ano, segundo dados do Dieese, 97% das empresas que fecharam acordos coletivos concederam índices que variam de 2% a 5% a título de aumento real. Por que a Claro não pode fazer o mesmo?

A Comissão Nacional de  Negociação estuda agora qual a melhor data para convocar assembleias para apresentação e discussão dessa proposta. E confia no bom senso e na lucidez dos trabalhadores.

NÃO ACEITAREMOS PRESSÃO

Mais uma vez a empresa enrola nas negociações para pressionar o trabalhador a aceitar uma proposta ruim.

Em recente comunicado interno, a Claro, na tentativa de coagir os trabalhadores,  informa que se as assembleias não ocorrerem até o dia 6 de dezembro, os reajustes só entrarão na folha de janeiro/2011. Isto quer dizer que os trabalhadores só receberiam os créditos em feveiro do ano que vem.

Vamos à mobilização! Os trabalhadores da Claro querem AUMENTO REAL de verdade!

TAGS