Notícias

FILTRAR:

Grande público e evento bem estruturado garantem o sucesso do Dia Internacional da Mulher do Interior

A comemoração do Dia Internacional da Mulher do Sintetel realizada no interior do Estado, neste último sábado dia 6 de março, reuniu aproximadamente 400 pessoas em Ribeirão Preto, em sua grande maioria mulheres de Bauru, São José do Rio Preto, Araraquara e da própria cidade-sede. A Secretaria da Mulher organizou uma grande estrutura no Clube de Campo dos Comerciários. 

Na chegada, os participantes puderam tomar café da manhã oferecido pelo Sindicato. Na sequência, ocuparam as cadeiras dispostas em frente ao palco para assistir as atrações preparadas pela organização. A Secretária da Mulher do Sintetel, Maria Edna Medeiros, deu início à solenidade ao discursar sobre a origem da data e ao homenagear a fundadora da Pastoral da Criança, a missionária Zilda Arns, falecida no terremoto que devastou o Haiti no começo do ano. 

Em seguida, a mesa das autoridades foi formada pelos convidados José Carlos Guicho, diretor de finanças do Sintetel, Gilberto Dourado, vice-presidente da entidade, Luiz Antônio de Medeiros, secretário do trabalho do governo Lula e que compareceu como representante do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Além deles, completavam a mesa Regina Zagretti, vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de Ribeirão, Rogério Ubine (UNI), Luciana Holtz, da Ong Oncoguia, e os diretores regionais das subsedes de Ribeirão Preto, José Roberto da Silva, São José do Rio Preto, Ismar José Antônio, e Bauru, Jorge Luiz Xavier. 

Nos discursos de abertura, José Carlos Guicho contou que a descentralização do evento é uma forma de dar maior comodidade às mulheres, evitando o deslocamento até a capital do Estado. Luiz Antônio de Medeiros aproveitou a ocasião para contar sua trajetória como fundador da Força Sindical e deputado federal. “A mulher precisa ocupar cargos de comando”, discursou. “A mentalidade machista da sociedade tem que mudar”, ponderou. 

Gilberto Dourado agradou aos presentes com seu discurso enfático sobre as conquistas relacionadas à condição feminina, consideradas por ele insuficientes. “As políticas para as mulheres precisam de fato ser implementadas e não ficar só no papel”, esbravejou. “Outra realidade triste, para nós do setor de telecomunicações, é o massacre que os jovens de teleatendimento são obrigados a enfrentar em seus trabalhos”, indignou-se. 

Após a abertura oficial, a equipe da Oncoguia e os ‘Doutores Cidadãos’ realizaram uma apresentação interativa, em formato de talk-show, na qual o público pode esclarecer dúvidas sobre o câncer de mama, assunto central do evento que teve como tema a saúde da mulher. O formato agradou aos presentes, que interagiam, participavam das brincadeiras e perguntavam sem constrangimento suas dúvidas. A mensagem principal deixada pelos palestrantes foi a importância do exame da mamografia e a necessidade de manter hábitos saudáveis. “As pessoas não podem ter medo de se cuidar”, salientou. 

Antes do encerramento, diversos brindes, entre eles dvds e uma televisão 29 polegadas, foram sorteados para as mulheres. Os participantes receberam materiais informativos, tais como Manual de Bolsa e Lei da Mamografia. O evento continuou em clima de confraternização com o almoço oferecido pelo Sindicato. Do lado de fora, monitores entretiam os mais novos no ‘Espaço Criança’ e stands de serviços, como os da ABET e da Drogasil, e de artistas locais serviam de opção de lazer, moda e saúde para todos que prestigiaram a comemoração.

TAGS