Notícias

FILTRAR:

Centrais sindicais definem diretrizes para Conferência Nacional de Comunicação

As Centrais Sindicais se uniram para marcar presença e fazer a diferença na 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), que acontecerá em Brasília, de 14 a 17 de dezembro.

Participaram do evento lideranças de CUT, Força Sindical, Nova Central, UGT, CTB e CGTB. O Seminário Nacional de Comunicação das Centrais aconteceu nesta quarta-feira (21), em São Paulo, na sede da UGT. O objetivo da reunião foi definir os pontos que representem a posição sindical sobre o novo marco regulatório da comunicação brasileira.

A sindicalista Rosane Bertotti, Secretária Nacional de Comunicação da CUT, abriu o evento e fez um histórico das ações do movimento social, argumentando que a própria realização da Confecom já é uma conquista. Rosane criticou a postura dos empresários: “Eles querem fazer uma Conferência que atenda apenas seus interesses empresariais”. Para a dirigente da CUT, “é covardia” a ameaça dos patrões da mídia de não participar da Conferência.

O jornalista e escritor Altamiro Borges, autor do livro “A ditadura da mídia”, foi convidado pelas Centrais para expor suas propostas de fortalecimento e democratização da comunicação nacional. Segundo Altamiro, “pela primeira vez se debate comunicação no Brasil, e essa é nossa primeira vitória”. Ele lembrou que esse debate está atrasado: “Basta dizer que o setor de Saúde já realizou 13 Conferências e numa delas nasceu o Sistema Único de Saúde”. O diretor do Sintetel Welton José de Araújo participou juntamente com 40 sindicalistas, além de entidades ligadas à democratização da mídia.

Propostas

1) Fortalecer a rede pública de comunicação;

2) Estabelecer um novo marco regulatório para o setor;

3) Fortalecer as rádios e TVs comunitárias e combater a repressão do Estado a essas mídias;

4) Ampliar e massificar a inclusão digital: banda larga para todos;

5)Concessão de um canal de TV para o movimento sindical com o controle das centrais;

6) Colocar a Confecom como bandeira de luta na 6ª Marcha dos Trabalhadores, em Brasília;

7) Controle social das mídias com a criação de Conselhos Federal, Estadual e Municipal.

8) Fortalecer o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e Apoiar o Projeto de Lei do Deputado Vicentinho que dispõe sobre o direito de acesso gratuito às centrais sindicais ao rádio e à TV. 

Mais informações pelo site http://proconferencia.org.br


*Fotos: Manoel Paulo

 

TAGS