Notícias

FILTRAR:

Sintetel: o primeiro Sindicato no Brasil a conquistar o 13º salário para os trabalhadores

Talvez você não saiba, mas o Sintetel foi o primeiro Sindicato no Brasil a conquistar o 13º salário para seus representados. O fato ocorreu 1956, à época chamava-se “Abono de Natal”. 

Mais tarde, outros sindicatos também conseguiram o feito. Somente em 1962, após muitas lutas e greves, que a Lei 4.090 passou a garantir o benefício para todos os trabalhadores registrados.

Pela Lei, as empresas têm até esta quinta-feira, 20 de dezembro, para creditar a parcela final do 13º salário a seus trabalhadores.

 

Valorize seu sindicato!

Direitos não surgem do nada. Eles são o resultado de muita luta de grupos, pessoas e entidades comprometidos com suas respectivas causas. No caso dos diretos trabalhistas, eles são fruto de reivindicações de séculos e décadas de atuação do movimento sindical.

Apesar da Lei garantir o 13º aos trabalhadores celetistas, há um movimento de reformas (como a Reforma Trabalhista já instaurada e outras que estão por vir) que podem permitir novas formas de contratação que excluam essa e outras garantias.

O Sindicato é o principal instrumento de resistência dos trabalhadores. Sindicalize-se. Participe das atividades do Sintetel. (Clique aqui e associe-se agora mesmo)

Em tempo: caso a empresa não realize o pagamento do 13º dentro da data estipulada (20/12), denuncie ao Sintetel!


Saiba mais: Afinal, de onde vem o 13º salário? Conheça a história desse benefício