Notícias

FILTRAR:

Sintetel repudia desrespeito da Ezentis

O Sintetel não concorda com os métodos da Ezentis em alterar a escala de trabalho. Nós reafirmamos isso na reunião ocorrida em 22/03/2018.

O Sintetel e a empresa se reuniram, em 22/01/18, pela necessidade de definir a escala de trabalho. Tendo em vista que a empresa responde ação civil pública movida pelo MPT – Ministério Público do Trabalho por excesso de horas extras e desrespeito ao intervalo mínimo de 11 horas consecutivas para descanso. A ação tramita na Vara de Trabalho de São Roque.

Nesta primeira reunião, a Ezentis informou que, em situação de urgência, implantou escala 12 x 36, 4 x 2 e 6 x 1, sem qualquer negociação com o Sintetel.

O Sindicato recusou por entender que está totalmente em desacordo com a legislação trabalhista e com a Convenção Coletiva. A empresa alegou que diante da ação civil em questão e sob pena de pagar multa havia a necessidade do serviço e precisaria negociar com o Sintetel a escala para resolver a questão. Motivo pelo qual ficou registrado na ata da reunião que até que as partes chegassem a um acordo, faria uma escala de emergência.

Na ocasião, Sindicato registrou que as negociações necessariamente deveriam assegurar, no mínimo, dois sábados e dois domingos consecutivos de folgas no mesmo mês para que o trabalhador pudesse desfrutar de lazer e convivência com a família.

No decorrer de três meses, a empresa não demonstrou qualquer interesse em resolver a situação via negociações, que é exigido pela legislação e pela Convenção Coletiva de Trabalho.
 
Nesse período, o Sindicato recebeu inúmeras denúncias dos trabalhadores nas quais a empresa estaria pressionando para que eles assinassem um documento concordando com a escala e contrariando aquilo que foi proposto pelo Sintetel, inclusive com ameaças de demissões.

O Sindicato em todo momento foi contrário às intimidações.  Deixou claro também para empresa que não concordaria com qualquer escala que não fosse aquela melhor para o trabalhador.

Na reunião de 22/03/18, a Ezentis não apresentou nada diferente do que já havia apresentado.

Estamos indignados com a falta de respeito da empresa para resolver o problema, pois além de não trazer solução, ela ainda recusou-se a assinar a ata da reunião. 

Sendo assim, cancelamos todas as tratativas com a Ezentis quanto às escalas praticadas pela empresa. 

Diante do posicionamento da empresa em desrespeitar os trabalhadores e o Sindicato, nós iremos tomar todas as medidas legais cabíveis, inclusive tomando providência junto ao MPT, para saber do conteúdo da ação civil e, se for o caso, entrar no processo para resguardar os direitos dos trabalhadores.

Plano Médico
Além disso, o Sintetel questionou a empresa na mesma reunião quanto ao descumprimento da Convenção Coletiva com relação às mudanças plano médico de forma unilateral. A Ezentis simplesmente informou que segue os critérios da Convenção. Isso será alvo de verificação do Sindicato.