Notícias

FILTRAR:

Parabéns às telefonistas: seriado homenageia a profissão

29 de junho. Há mais de 60 anos comemora-se nesta data o Dia da Telefonista. Porém, a profissão é muito mais antiga do que isso. Ela surge em 1876 com a invenção do telefone e segue firme até hoje. 

Contar a história das telefonistas é sinônimo de entender o desenvolvimento das telecomunicações e também da luta das mulheres por direitos. Em um tempo que trabalhar fora de casa era “coisa para homens”, a profissão de telefonista era uma luz para as mulheres que buscavam autonomia e independência. 

E para quem quer relembrar os velhos tempos ou entender um melhor este contexto, a profissão de telefonista agora virou seriado. O nome é o mais intuitivo possível: “As Telefonistas”. E a contar pela repercussão junto à crítica, trata-se de um belo seriado. 

A frase de abertura do primeiro episódio já dá o tom: “A vida não era fácil para ninguém, muito menos para as mulheres. Não éramos livres, mas sonhávamos em ser”.

Saiba mais sobre a série:

 

O Sintetel tem muito orgulho em divulgar essa série e deseja a todas as telefonistas muito sucesso. “Agradecemos também todas as telefonistas aposentadas que ajudaram a escrever a história das telecomunicações no Brasil”, reforça Osvaldo Rossato, diretor de Aposentados do Sindicato. “Felicidades nesta importante data.”