Notícias

FILTRAR:

PPR/2016 da Claro: de novo a mesma proposta ?

Enquanto o Sindicato insiste em avançar nas negociações do PPR/2016, a Claro parece não dar a menor importância para o assunto. Na última reunião, os representantes da empresa se sentaram à mesa para repetir a mesma proposta feita no encontro anterior.

Isso mesmo: não mudaram nem uma vírgula sequer. 

Ao que parece, a estratégia da empresa é enrolar para ganhar tempo. Já estamos em agosto e o trabalhador tem pressa. 

A Claro quer empurrar goela abaixo essa proposta absurda que inclui ZERO DE ANTECIPAÇÃO. Esse adiantamento do PPR não só acontece desde que a Claro entrou no mercado brasileiro, como também é praticado por todas as outras operadoras. 

Os trabalhadores contam com esse dinheiro, assumem compromissos e a empresa quer simplesmente pôr um fim nessa prática e levar seu empregados à inadimplência. Isso é cruel.

Não bastasse esse retrocesso, a ideia de se alcançar um target de 3,6 salários não parece nada além de uma ilusão.

Primeiro porque, além de as metas não serem claras, elas diferenciam os trabalhadores e variam de acordo com a unidade. 

Segundo porque o trabalhador pode atuar a maior parte do ano em uma unidade com resultado positivo e, se mudar para outra em que o resultado seja inferior, essa última posição que valerá na hora do cálculo do PPR. 

Além disso, terão direito ao PPR SOMENTE aqueles que trabalharem 6 meses ou mais na empresa. Isso além de ser injusto é ILEGAL! 

Sem contar a implantação da armadilha que a empresa chama de gatilho, que pode fazer com que todo o seu esforço durante o ano seja em vão. Isso significa que, se a empresa não atingir a meta do fluxo de caixa, o PPR será ZERO.  

E mais uma vez o Sindicato retrucou e ratificou que não aceitará retrocessos. Também cobrou metas atingíveis. O que até agora não se sabe é se elas são possíveis de se alcançar ou não. 

O Sintetel só voltará à mesa de negociação para ouvir uma proposta com avanços.

Aguarde novas informações.