Notícias

FILTRAR:

Seminário apresenta problemas que afetam a saúde dos trabalhadores

Realizado pela FUNDACENTRO da Baixada Santista em 28 de abril, o II Seminário Unificado sobre Segurança e Saúde do Trabalhador apresentou os problemas mais recorrentes que afetam a saúde do trabalhador. O Sintetel foi representado no evento, que faz parte do Abril Verde, pelo dirigente Anderson Reis. 

As doenças relacionadas ao sistema emocional provocado pelas cobranças e pressões para alcançar metas foram as mais lembradas. Os trabalhadores adoecem sem que muitas empresas tenham um mínimo de preocupação por eles. Muitas vezes o trabalhador é submetido ao esforço de 16 ou até 20 horas de trabalho para cobrir uma falta ou ausência. “Foi apresentada uma estatística que demonstra o aumento de casos de morte súbita relacionadas à questão do desemprego”, explica Anderson.

A importância do cipeiro também foi lembrada. “A CIPA é uma importante ferramenta para que o trabalhador tenha melhorias no local de trabalho”, acrescenta Anderson.  

O CEREST – Centro de Referência da Saúde do Trabalhador - fez um levantamento sobre os casos de doenças relacionadas ao trabalho. Eles aumentaram em 37% neste período comparado ao ano anterior. E por fim ficou o alerta para a importância de cada entidade ter um departamento de saúde do trabalhador dentro do Sindicato.

Vale lembrar que o Sintetel possui a sua Secretaria de Higiene, Medicina e Segurança do Trabalho.