Notícias

FILTRAR:

Sintetel celebra Dia da Telefonista com cerca de 220 profissionais da categoria

Em comemoração ao Dia da Telefonista, celebrado em 29 de junho, o Sintetel organizou três confraternizações que juntas reuniram cerca de 220 telefonistas ativas e aposentadas.

Na sede da entidade, capital paulista, o evento foi comemorado na segunda-feira, 29. Osvaldo Rossato, diretor dos aposentados abriu o encontro lembrando que o Dia da Telefonista surgiu por iniciativa do ex-presidente do Sintetel e na época deputado federal, Hélcio Maghenzani. 

“O sistema de telecom passou por várias fases e, no início, o símbolo dos trabalhadores em telecomunicações eram vocês. Parabéns não só por hoje, mas por toda a história que vocês ajudaram a construir”, finalizou Rossato, dando assim, início à confraternização.

As convidadas relembraram a evolução da categoria e de todo o sistema de comunicação. Marlene Marcondes foi uma delas. A aposentada contou que no seu período como telefonista (1976 a 1988) havia os mensageiros, que recebiam as ligações e iam até a casa da pessoa avisar. “Esse era um dos motivos para uma ligação demorar tanto para chegar à pessoa desejada”.

O Sindicato ainda parabenizou as convidadas sorteando estadas nas colônias de férias do Sintetel de Praia Grande e de Caraguá II. 

Baixada Santista
A subsede da Baixada também não deixou o dia 29 de junho passar em branco. Cerca de 50 telefonistas ativas e aposentadas compareceram a um café da manhã e da tarde em homenagem a elas mesmas.

“Não tem como não lembrar desse dia tão importante e de todas as conquistas sindicais que passamos juntos”, afirmou Genivaldo Barrichello, diretor da subsede da Baixada Santista. 

Campinas
A subsede de Campinas também parabenizou as telefonistas com um evento realizado no último sábado, 27. A aposentada Leni Plácido marcou presença e contou que foi telefonista na Telesp durante 18 anos. “Foi um grande período em minha vida e até hoje mantenho contato com minhas ex-colegas de trabalho. Nesse evento chamei pelo Facebook mais de 70 amigas telespianas, nem todas compareceram, mas o dia já valeu”. 

Welton José de Araújo, diretor da subsede de Campinas relembrou que a origem do Sintetel veio por meio das telefonistas. “Celebrar essa data é manter viva a nossa história”, disse. “O objetivo do evento foi atingido. As convidadas se reencontram e puderam relembrar dos grandes momentos que passaram juntas”.