Notícias

FILTRAR:

Sintetel organiza manifestação e faz Atento recuar

Após a distribuição de boletim no qual o Sindicato denuncia práticas abusivas da empresa, os trabalhadores do site Belém, em São Paulo, se uniram à entidade e protestaram. A manifestação ocorreu na tarde desta quarta-feira, 07 de abril.


Imediatamente, a Atento suspendeu temporariamente a mudança na aceitação das declarações de horas.

A união e força demonstrada pelo Sintetel e pelos trabalhadores forçaram a empresa a solicitar uma reunião para discutir todos os pontos abordados no boletim. A reunião deverá ocorrer semana que vem.


Trabalhadores aguardem novas informações. Enquanto isso, vamos manter a mobilização.


Denúncias

A Atento voltou a criar caso com relação às declarações de horas. Mais uma vez a empresa cria dificuldades na vida do trabalhador ao se recusar a aceitar as declarações de ausência por motivos de saúde. Inúmeros trabalhadores procuraram o Sindicato para denunciar problemas na aceitação de declarações.


Se não bastasse, a empresa ainda cria novas armadilhas, são elas: a mudança no critério de pagamento do vale-transporte; obrigação do trabalhador assinar um suposto código de ética; práticas de assédio moral e atitudes antissindicais. Com a chibatada final, a empresa ainda quer fechar os ambulatórios.


O Sintetel orienta os trabalhadores para que não assinem nenhum documento que abra mão dos seus direitos.


Isso mostra que a empresa só está preocupada em encher o próprio bolso de dinheiro, mas nem um pouco preocupada com os trabalhadores.


Atento: fala demais e resolve de menos


A mais recente maldade da Atento fica por conta da admissão de trabalhador após a data-base. As “cabeças pensantes” da empresa decidiram pagar um salário menor àqueles admitidos depois de 1º de janeiro.


Na Atento, os trabalhadores recém-admitidos recebem um salário inferior aos mais antigos, mesmo cumprindo a mesma função e exercendo o mesmo cargo.


A empresa diz ao trabalhador que, pelo fato de ter entrado após a data-base, ele não tem direito ao reajuste salarial. Os patrões ainda afirmam que consta na Convenção Coletiva assinada pelo Sindicato. ISTO É MENTIRA! O Sintetel não aceita isso.


A CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas em seu artigo 461 diz: “Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não for superior a 2 anos”.


A Lei é clara: trabalho igual, salário igual! A Atento age fora da lei.


Atenção: se você exerce um determinado cargo e recebe menos que seu companheiro que desempenha a mesma função, isto está errado! E quem lucra com isso é a empresa!


Na prática, os trabalhadores com mais tempo de casa recebem um salário superior e são diariamente pressionados por meio de assédio moral para pedir demissão. A empresa faz isso porque já contratou trabalhadores com menores salários e força a demissão dos mais antigos para economizar nos valores da rescisão. Em resumo, os trabalhadores novos e antigos sustentam com seus salários a ganância dos acionistas da empresa.


Trabalhador, denuncie ao Sindicato se isso também estiver ocorrendo na sua operação!

TAGS