Notícias

FILTRAR:

Sintetel completa 73 anos: parabéns à categoria

15 de abril é aniversário do Sintetel. Em 2015, o Sindicato dos Trabalhadores em Telecom do Estado de São Paulo, fundado em 1942,  completa 73 anos de história, lutas e conquistas. De lá para cá, o setor cresceu com a contribuição de muita gente. 

São histórias e esforços de muitas companheiras e companheiros depositados na construção do maior sindicato de telecomunicações das Américas em número de trabalhadores, quase 300 mil.

Todo esse esforço ao longo dos anos resultou em diversas conquistas que marcaram não só o setor, como também toda a classe trabalhadora. Veja abaixo algumas delas:

1956 - Conquista do Abono de Natal, quando não existia o 13º salário.

1960 - Redução da jornada de trabalho de 8 para 6 horas das telefonistas. 

1962 - Conquista dos 30 dias de Férias, quando todos os trabalhadores tinham apenas 20.

Anos 80 - Conquistamos o Vale Refeição. Naquela época foi a única categoria no Brasil a recebê-lo.

1995 - Ato histórico defronte ao prédio da Telesp na rua Martiniano de Carvalho. O Ato pela Qualidade Real dos Salários resultou em vitória para os trabalhadores.

2002 - Assinatura da 1ª Convenção Coletiva no setor de telecomunicações. Implementação do PCS na Telefônica.

2003 - Redução de jornada de trabalho na empresa Atento, de 44 para 40 horas semanais para trabalhadores do administrativo.

2005 - Periculosidade para trabalhadores das empresas prestadoras de serviços.

2009 - Assinatura da 1º Convenção Coletiva no teleatendimento.

2011 - Conquista do piso por função nas empresas prestadoras de serviços em telecomunicações com data-base em 1º de abril.

2013 - Conquista do VA/VR nas férias para os trabalhadores nas empresas de telecomunicações com data-base em 1º de abril.

A família Sintetel sente-se orgulhosa pela comemoração de mais um aniversário da entidade. Estamos todos de parabéns: dirigentes sindicais, trabalhadores da categoria e todos os aposentados que deram suas vidas na construção de um sindicato forte, atuante e combativo.