Notícias

FILTRAR:

Trabalhador já deu seu recado à TEL: a escala tem que ser 5 x 2 e ponto final!

Os dirigentes do Sintetel demonstraram insatisfação com a proposta da TEL em manter a jornada 6 x 1 ao invés de 5 x 2. Empresa e Sindicato se reuniram em 11 de outubro. Vale lembrar que este tema já havia sido debatido anteriormente, com a recusa do Sintetel.

O inconformismo dos trabalhadores se estendeu por toda a base de atuação da empresa. Por essa razão, o Sindicato exigiu que a empresa cancelasse com urgência a escala 6 x 1 e voltasse a praticar a jornada 5 x 2.
Como proposta para solução, a TEL se comprometeu a suspender as contratações da jornada 6 x 1 e manter as condições até hoje contratadas com os trabalhadores nesta modalidade.

A empresa solicitou um prazo até 24/10 para negociar um acordo específico que regularize a questão das escalas de revezamento.

O Sindicato quer negociar uma Convenção Coletiva de Trabalho disciplinando questões como escalas, plantões de finais de semana, folgas aos domingos, trabalho em regime extraordinário, etc.

O Sintetel deixou claro que se caso a empresa não cumpra o determinado, será ela a responsável pelos riscos de eventuais protestos. 

Em 14/10, a proposta apresentada aos trabalhadores. Eles aceitaram aquilo que foi prometido e assim aguardarão o prazo solicitado pela empresa.

Existem outros problemas que precisam ser resolvidos

Trabalhadores de diversas localidades apontaram os principais problemas que enfrentam diariamente. 

• descontos indevidos;
• estrutura precária, banheiros sem condições de uso;
• uniformes rasgados e botas furadas;
• assédio moral
• falta de material de trabalho