Notícias

FILTRAR:

VIVO / Telefônica - Nada é tão ruim que eles não possam piorar...

SINDICATOS SUSPENDEM NEGOCIAÇÃO

Reestruturação na Telefônica/VIVO
 X
Acordo Coletivo 2013/2014


Nos dias 2 e 3/10, ocorreu a 3ª rodada de negociações com a Telefônica/VIVO para o Acordo Coletivo 2013/2014.

Na reunião anterior, os sindicatos recusaram a proposta da empresa de aplicar o reajuste nos salários e benefícios de forma parcelada, sendo uma parte em setembro/13 e outra em janeiro/14.

Deixamos claro que a reivindicação é reajuste na data-base (1º de setembro), com aumento real nos salários e benefícios, bem como a unificação dos benefícios entre os estados, lojas e administrativo.

Durante a reunião desta semana surgiu um fato relevante. Uma grande quantidade de trabalhadores entrou em contato com os sindicatos informando que havia um forte boato de que haveria demissões e se os sindicatos já sabiam.

A Comissão de Negociação colocou essa preocupação na mesa. A resposta foi que, mais uma vez, a empresa inicia uma reestruturação na alta direção e que ainda não sabem precisar como será o desdobramento. Também não sabe informar a  quantidade de desligamentos e em quais estados e áreas ocorrerão.

Diante dessa afirmação, os sindicatos questionaram a decisão, alegando que a Telefônica/ VIVO já está com o quadro de funcionários enxuto, visto que já ocorreu uma reestruturação em 2013 por ocasião da fusão VIVO-TELEFÔNICA.

Além disso, essas demissões trarão uma sobrecarga ainda maior para os trabalhadores e isso tem que ser  considerado, pois não permitiremos que os mesmos adoeçam devido a pressão para produzir mais do que já fazem hoje.

Diante do impasse, a reunião foi encerrada. Uma nova data foi agendada para 10/10/13, com o objetivo de tratar exclusivamente esse assunto.

Somente após a empresa esclarecer por completo esta questão é que continuaremos as negociações para o Acordo Coletivo 2013/2014.

Vale lembrar que as negociações são nacionais sob o comando de uma Comissão de Negociação que representa todos os sindicatos filiados à Fenattel (Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecom).