Notícias

FILTRAR:

Seminário Internacional sobre Saúde e Segurança do Trabalhador acontece na Praia Grande

Em 4 e 5 de abril, acontece na colônia de férias da Federação dos Comerciários de São Paulo o Seminário Internacional de Saúde e Segurança do Trabalhador Brasil/Itália. O evento teve início na manhã desta quinta-feira.

Além das centrais sindicais Força Sindical, UGT e da delegação italiana, também estão presentes dirigentes das seguintes categorias: telecomunicações, alimentação, construção civil, químicos, metalúrgicos e técnicos de segurança.

Os participantes do seminário debaterão sobre temas como política nacional de segurança e saúde do trabalho, responsabilidade civil e criminal na saúde do trabalhador e o avanço em saúde do trabalhador por meio do diálogo tripartite.

Para Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, a troca de experiências entre o Brasil e a Itália nas questões de saúde e segurança é muito importante. “Temos que conclamar as centrais sindicais para lutar contra a alta programada, pois o trabalhador recebe alta sem saber se está curado”, denuncia.

O deputado federal italiano Fábio Porta, reeleito para representar os brasileiros com cidadania italiana no Congresso daquele país, também destacou a importância da parceria Brasil e Itália.

Almir Munhoz, presidente do Sintetel, agradeceu a presença de todos e destacou a preocupação com os trabalhadores nas empresas de teleatendimento, que sofrem pressão demasiada em seu dia a dia. “Também informo, em primeira mão, que o Sintetel, em parceria com a Invel, lançará uma luva de cerâmica que ajuda na prevenção de determinadas doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho, conhecidas como LER/DORT”, disse. A luva, fabricada com fibra de cerâmica, é produzida no Brasil com tecnologia japonesa e já foi aprovada pela Anvisa. “Temos que lutar para que elas sejam reconhecidas como EPIs [Equipamentos de Prevenção Individual]”, completou.

Almir ainda afirmou que as terceirizações trouxeram a precarização do trabalho. ”Temos que denunciar e combater os empresários irresponsáveis que só pensam no lucro e não se preocupam com a segurança e saúde do trabalhador”. 

TAGS