Notícias

FILTRAR:

8 de março é o Dia Internacional da Mulher; Sintetel fará evento em homenagem

Hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher. Em homenagem a data, o Sintetel realizará neste sábado, 10 de março, em São Paulo, o tradicional evento para as trabalhadoras da categoria, com palestra da rainha do basquete brasileiro Hortência Marcari.

O encontro acontecerá no Palácio do Trabalhador, localizado à rua Galvão Bueno, 782, no bairro da Liberdade, a partir das 9 horas. Até às 10h30, haverá distribuição de senha para o sorteio de brindes. 

O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975 para homenagear as operárias nova-iorquinas que morreram durante uma grande mobilização em 1857.

As tecelãs reivindicavam melhores condições de trabalho, redução da jornada diária para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas), equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A ação foi reprimida com brutalidade. As operárias foram trancadas dentro da fábrica em chamas. Mais de 130 mulheres morreram carbonizadas. "Nossa luta continua", afirmou Maria Edna Medeiros, secretária da Mulher do Sintetel. "Participe do nosso evento do Dia Internacional da Mulher. Dia 10 de março é o nosso dia.", finalizou.  

TAGS