Notícias

FILTRAR:

Campinas e Vale do Paraíba reúnem mil pessoas no Encontro de Aposentados

A cidade de Atibaia recebeu neste último sábado, dia 29 de outubro, o IX Encontro de Aposentados das regiões de Campinas e Vale do Paraíba. Cerca de mil pessoas compareceram ao grande salão do Atlântida Park Hotel para o tradicional reencontro dos colegas que ajudaram a construir a histórias das telecomunicações do estado de São Paulo. 

Em dia de forte calor, os aposentados ignoraram a bela piscina ao lado do espaço destinado ao evento e, logo cedo, já aproveitavam para tomar o café da manhã oferecido pelo Sintetel e para medir pressão e fazer o controle do diabetes nos estandes montados pela Drogasil e pela Associação Beneficente dos Empregados em Telecomunicações (Abet). 

Já perto do meio dia, depois de muito papo entre os amigos, a diretoria do Sindicato saudou os presentes após a formação da mesa de autoridades. Os discursos enalteceram a importância de resgatar a história e proporcionar momentos de diversão àqueles que no passado trabalharam pelo desenvolvimento do setor. “Nenhum outro sindicato faz isso. Nenhum. Por isso me orgulho tanto”, explicou o presidente do Sintetel, Almir Munhoz. “É esse trabalho que nos torna respeitados dentro e fora do país, porque não deixamos nossa história de lado”, concluiu ao dizer de sua satisfação de presenciar o reencontro dos trabalhadores.

Os diretores das subsedes responsáveis pela festa, Elísio Rodrigues de Souza e Eudes José Marques, de Campinas e do Vale respectivamente, foram breves ao falar para o público e preferiram dividir a alegria que sentiam de ver o salão cheio. “Queria agradecer a todos vocês que ajudam a fazer este evento”, disse o primeiro, enquanto o segundo acrescentou: “A festa é de vocês, aproveitem ao máximo”.

E nem era preciso fazer tal recomendação. Os aposentados mostravam felicidade nos bate-papos pelos quatro cantos do salão, o que foi cessado apenas no momento em que o diretor Gilmar Rodrigues, fundamental na organização, anunciou o início do sorteio de brindes. Lourdes de Fátima Cardoso, de 55 anos e aposentada pela Telesp, garantiu que comparece todo ano e ficou feliz da vida ao ganhar uma viagem para as colônias de férias do Sintetel. “Agora é só fazer as malas e viajar com a família”, comemorou. 

Após diversos contemplados, o almoço de confraternização teve início ao som da banda Sexto Sentido, que animou o público durante toda a tarde de clima quente e festivo. Pouco antes, o diretor de aposentados do Sintetel, Germar Pereira da Silva, aproveitou para passar um importante recado aos aposentados da Sistel, que registrou superávit nas contas de 2009. 

Germar pediu para que os associados participassem de uma consulta em relação à forma da divisão deste lucro. O conselho da Sistel propôs 50% para os assistidos e 50% para as patrocinadoras. A maioria concordou com essa condições, entretanto, Germar enfatizou ainda que a Federação das Associações de Aposentados entende que o montante deve ser destinado apenas aos associados, sem ganho para as patrocinadoras.  

Recado dado, o evento prosseguiu em clima harmonioso. A entidade assistencial Casa da Sopa, de Campinas, recebeu das mãos de Gilmar os 500 kg de alimentos não-perecíveis arrecadados. Além da boa ação, o Sindicato ainda lembrou de agraciar o casal de aposentados Teresinha Zaccaro Zanibone e Luis Zanibone, que completou 50 anos de casado e recebeu uma placa em homenagem. 

Este foi o segundo Encontro realizado neste ano, antes a cidade de Bauru acolheu os aposentados das regiões cobertas pelas subsedes de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e da própria cidade-sede. Em 26 de novembro, será a vez das regionais de Santos e do ABC.

TAGS