Notícias

FILTRAR:

SINTETEL participa de Encontro Estadual da Juventude da UGT

Na última quinta-feira (26/08), a Juventude do SINTETEL  participou do Encontro Estadual da Juventude da UGT (União Geral dos Trabalhadores), na sede do SIEMACO, em São Paulo.

O presidente da UGT – SP, Amauri Mortagua fez abertura e saudou os jovens sindicalistas.

“Todo mundo diz que o jovem é o futuro, mas ninguém vai dar ao jovem esse futuro. Então é papel da juventude construir o seu futuro. Construção essa que começa hoje, agora, nesses momentos. Esse encontro tem temas muito apropriados para o momento em que o país vive, então vamos aproveitar, se reconhecer e fazer parte dessa transformação”, disse Amauri Mortagua, presidente da UGT – SP.

Jonathan Moura, presidente do SIEMACO - Guarulhos e Juliana Karine Machado, vice-presidente do Sindsaúde de Campinas e região, também participaram da abertura do Encontro e saudaram os presentes.

A programação foi divida em mesas de debates. Na parte da manhã, Vitor Quarenta, membro da Direção Nacional do PT e da Coordenação da Juventude da Fundação Perseu Abramo, falou sobre “Voto Jovem nas Eleições 2022”.  “Necessariamente o processo de juventude de organização dos espaços coletivos é um processo de experimentar o novo e o criativo, e, ao mesmo tempo, de expansão de direitos. A juventude, hoje, vai além dos movimentos estudantis, englobam os jovens negros, trabalhadores, os periféricos, entre outros”.

Já no segundo momento, Camila Ikuta, técnica do DIEESE, apresenta o cenário da Juventude Brasileira no Contexto Econômico e Social. Camila fez uma panorâmica do mercado de trabalho, com dados e estatísticas, sobre a juventude.

A programação encerrou com a apresentação musical do Dueto Baby Amorzinho.

Confira os depoimentos da juventude da SINTETEL presente ao evento:

“É importante o jovem conhecer assuntos presentes em nossa vida cotidiana, como por exemplo inclusão e diversidade, principalmente da população negra e LGBTQIA+”, disse Bruno Vargas, representante sindical na Atento Nova São Paulo I.

“A juventude é protagonista do futuro. Ser jovem é ser responsável, inclusivo, atuante e realista na luta de um país melhor para todos”, pontua Flávio Costa, representante sindical na Vivo.

“A importância da juventude brasileira como integrante da classe trabalhadora passou a ser reconhecida como sujeitos de direitos políticos que demandam qualificações e conhecimento”, reforça Francine, representante sindical da Ability Osasco.

“É necessário olhar para população jovem, principalmente periférica. É importante buscarmos educação, ensino para as crianças, o acolhimento, investimento em creches, principalmente para mães solos, jovens e pretas para que tenham segurança e o cuidado social”, afirma Patricia, representante sindical da Teleperformance Lapa.

“É papel da juventude resistir a todo esse retrocesso. A luta deve ser constante e coletiva. Por isso a importância da atuação sindical. Ela faz com que a juventude precise se apropriar do seu futuro”, ressalta Fábio, representante sindical da Teleperformance - Lapa.

“O jovem tem que saber driblar seus desafios diários, principalmente nas questões ligadas a renda salarial baixa. Atuar com seriedade, conhecer mais o sistema político e financeiro e brigar por direitos, isso tudo também ajuda a mudar nossa situação”, destaca Ailton, representante sindical da Icomon.