Notícias

FILTRAR:

SINTETEL realiza o 13º Encontro dos Aposentados do ABCDM, Alto Tietê e Baixada Santista

No último sábado (28), o SINTETEL realizou mais um encontro com os aposentados da região do ABCDM, Alto Tietê e Baixada Santista. O Encontro aconteceu na Chácara Floresta, em São Bernardo do Campo.

O evento contou com cerca de 250 participantes, vacinados, que na chegada receberam um kit com álcool em gel e máscara.

Em sua 13ª edição, o momento foi para celebrar a história e os 80 anos do Sindicato. “O SINTETEL fez 80 anos. É importante esse encontro para poder celebrar junto com quem fez a história desse Sindicato, que são os aposentados. Queremos manter esse encontro fraternal de companheiros que tiveram papel importante dentro da atuação sindical“, disse o presidente do SINTETEL, Gilberto Dourado. 
 
“Não tem como mensurar o que representa esse evento. É inevitável a emoção. É uma forma de encontrar os amigos e lembrar aqueles que já não estão mais aqui. Como diretor desse Sindicato, é uma alegria ver a felicidade dessas pessoas”, disse o secretário Geral do SINTETEL e ex-diretor Regional do ABCDM , Mauro Cava de Britto. 

Presença feminina 

As mulheres foram bem representadas durante a festa, segundo a diretora Social do SINTETEL. “Muito feliz de ver muitas mulheres aqui. Temos que participar do Sindicato. O SINTETEL sempre esteve presente na vida das trabalhadoras e trabalhadores aposentados. Espero que as mulheres tenham sempre participação ativa nas lutas sindicais”, disse Cristiane do Nascimento.
 
Trocar experiência

Para os diretores regionais do ABCDM, Alto Tietê e Baixada Santista esse também é um momento de trocar experiência com os veteranos do telecom. 

“A sociedade no geral esquece os aposentados. É um público que tem muito a acrescentar com sua experiência e saber. E essa é uma forma da gente valorizar tudo que esse pessoal proporcionou para fazer desse sindicato o que ele é”, disse o diretor regional do ABCDM e Alto Tietê, Alexandre Rocha. 

“Ver a alegria dessas pessoas é positivo para  nós que ainda estamos na ativa. É um pessoal bastante ativo, principalmente os da nossa região que é o litoral. É legal promover esses momentos para reunir as pessoas, celebrar e, principalmente, trocar experiência”, disse o diretor regional da Baixada Santista, Anderson Reis Ferreira.

Homenageados

O momento foi também de homenagens para os trabalhadores do setor. 

Representando a categoria, a aposentada Conceição Gonçalves, de 69 anos, recebeu uma placa em honraria ao tempo de filiação e trabalho à entidade sindical. “A minha relação com o Sindicato, começou em 1987. Sou sindicalizada desde essa época. As pessoas tinham receio de se sindicalizar, por medo de alguma repressão. Eu fazia a intermediação entre sindicato e os funcionários. Fico agradecida com a homenagem e me sinto honrada em ser associada à uma entidade totalmente idônea”, disse a trabalhadora da antiga CTBC.
    
O presidente do SINTETEL, Gilberto Dourado, também foi um dos homenageados do dia. 

Reencontrar amigos 

Os encontros dos aposentados realizados pelo SINTETEL, para maioria dos aposentados, servem para rever os companheiros. É o caso de Wilson Roberto, de 64 anos, que viajou da Cidade de Salto, só para encontrar os amigos da antiga empresa. “Venho de longe. Depois da privatização, muitas empresas acabaram e muitos companheiros se distanciaram. Por isso, eu faço questão de participar. Esses eventos são importantes porque são vários amigos que se afastaram. Alguns hoje moram em cidades diferentes, e aqui é a oportunidade da gente se encontrar”, disse o aposentado, trabalhador da CTBC por 23 anos. 

Momento político  

A ocasião foi de reflexão para o cenário político e a importância de colocar pessoas que ajudem alavancar demandas que favoreçam e atendam os interesses da classe trabalhadora. O pré-candidato, Chicão dos Eletricitários, foi convidado para expor suas propostas à categoria.

“Fiquei horando com o convite. Estou a serviço das demandas dos aposentados. Estou aqui para que, juntos, possamos fazer agendas que atendam os interesses dos trabalhadores e aposentados”, enfatizou o pré-candidato. 

O Encontro também levou esclarecimentos jurídicos aos aposentados por meio do advogado e responsável pelo departamento jurídico do SINTETEL, Humberto Viviani.

Durante a festa, os convidados participaram de sorteios de tv’s, celulares, eletro portáteis, perfumes e estadias nas colônias de férias do Sindicato. Aproveitamos para agradece a Icomon pelos inúmeros brindes doados.

E por final, os aposentados participaram de uma grande confraternização com muita música e diversão.