Notícias

FILTRAR:

Trabalhadores da TIM! Saibam quais os motivos que levaram o Sindicato e a Federação a ainda não apresentarem a proposta da empresa para as assembleias


Os trabalhadores da TIM têm questionado o SINTETEL e a FENATTEL  com a seguinte pergunta: Por que o Sindicato e a Federação ainda não levaram a proposta de Acordo Coletivo para avaliação nas assembleias? A seguir, apresentamos os motivos:

Primeiramente, o Sindicato e a Federação são entidades que privilegiam as negociações.  Portanto, entendemos que existe ainda a possibilidade e a necessidade da empresa melhorar a proposta para diminuir algumas desigualdades que fazem parte dela.

A principal desigualdade é o reajuste de 6% (tal índice repõe apenas 57,5% da inflação do período) para os trabalhadores administrativos. Isso afeta aproximadamente 50% dos trabalhadores da TIM.

A empresa sonegou o número de trabalhadores por área, mesmo sendo insistentemente solicitada pelo Sindicato e pela Federação. Se considerarmos o reajuste de 6% apenas em maio/22, os trabalhadores teriam aumento em apenas 4 meses do período do Acordo, que é de 1º de setembro de 2021 a 31 de agosto de 2022.

Ou seja, 4 meses x 6% = 24%. Divididos pelos 13 salários, daria uma média ponderada de 1,84% ao mês. Isso sem considerar o abono.
Os trabalhadores teriam perdas também no PPR, pois o cálculo é feito sobre o mês de dezembro do referido exercício de 2021.

Exemplo: para um target de 2,30 salários, a não inclusão dos 10,42% dá uma perda de 23,96%. Além da perda de mais 10,42% no 13º salário, o que daria para comprar um presente melhor para os filhos. Também se soma a esse prejuízo que os trabalhadores administrativos correm o risco de ter, mais 9% de perdas referente depósito de FGTS.

Para todos os trabalhadores da empresa, o reajuste do Vale Alimentação somente em maio/22 é um absurdo! Os alimentos tiveram uma inflação média de 21,39% desde o início da pandemia até agora.

Desde que começou o surto de Covid-19, o arroz aumentou 50,71%, o açúcar 46,73% e a carne 38,71%. Por essas razões, o SINTETEL e a FENATTEL pedem que os trabalhadores se conscientizem, não aceitem a pressão da empresa para aprovar uma proposta que precisa ser melhorada.

Também conclamamos a todos os trabalhadores a ajudarem o Sindicato e a Federação a sensibilizarem a empresa participando de reuniões de esclarecimentos que ocorrerão em breve em seus locais de trabalho.

As direções do SINTETEL e da FENATTEL têm feito intervenções diárias com os responsáveis pelas relações sindicais da TIM, buscando uma saída pela via da negociação.

O Sindicato e a Federação entendem que a TIM, que tem se consolidado a cada dia como uma das grandes potências empresariais do Brasil e tem plenas condições de corrigir os desequilíbrios que existem na sua proposta.

O SINTETEL, a FENATTEL e os trabalhadores não querem disputar um “braço de ferro” com a empresa. Mas, sim levar para assembleia uma proposta que não divida a categoria.

Sozinho o problema é seu. Juntos o problema é nosso! Acompanhe as notícias pelo site e pelas redes sociais.