Notícias

FILTRAR:

SINTETEL não concorda com banco de horas negativo e propõe à Atento sua suspensão

Diante de inúmeras reclamações dos trabalhadores, o SINTETEL convocou a Atento para uma reunião que ocorreu nesta sexta-feira, 29/10/21.

Na ocasião, o Sindicato demostrou sua solidariedade com relação ao ataque cibernético do qual a Atento foi vítima. 

No entanto, os dirigentes do SINTETEL relataram uma série de situações desagradáveis que vem ocorrendo na empresa, tais como: deslocamentos de trabalhadores de suas regiões de trabalho, obrigando-os a viajar por até quatro horas de ônibus para ir e vir ao trabalho, mães com filhos de até seis anos que estão em home office sendo chamadas para o trabalho presencial, férias não recebidas, atestados médicos ainda não validados, verbas rescisórias não pagas e ASSÉDIO MORAL praticado por lideranças e até mesmo pelos clientes quando as atividades são realizadas nas suas respectivas dependências.

A Atento afirmou que já está cuidando de alguns dos pontos citados pelo Sindicato e que se aprofundará em outros itens apresentados na reunião.

Banco de Horas Negativo
Sobre o banco de horas negativo implantado pela empresa, o SINTETEL não concorda, pois o mesmo não foi objeto de negociação com a entidade.

A direção do Sindicato reivindicou à Atento a suspensão do mesmo para que os trabalhadores não fiquem apreensivos e preocupados com um débito futuro de hora por situações que não foram causadas pelos mesmos.

Fundamentado na cláusula 19ª do Acordo Coletivo e também no artigo 2º da CLT, o SINTETEL solicitou a suspensão da aplicação do banco de horas negativo.

A Atento respondeu que não é possível suspender o banco de horas negativo, pois ele é o equilíbrio nesse momento para a relação com o trabalhador e que a invasão em seu banco de dados justificou a tomada de decisão para que ela honrasse o pagamento integral dos salários e benefícios referentes a outubro/2021.

O Sindicato afirmou novamente que discorda do banco de horas negativo e que os benefícios de alimentação não deverão ser descontados dos trabalhadores os dias não trabalhados, tanto os que já passaram, quanto os que virão.

A empresa disse ainda não ter previsão de retorno à normalidade em 100% das suas atividades.

Os dirigentes do SINTETEL entendem que deva haver esforços de todos os lados para evitar prejuízos, sobretudo aos trabalhadores, e que acreditam em uma saída consensual.

As partes deixaram aberta a possibilidade de novas reuniões para tratar dos assuntos que envolvem o ataque cibernético que afetou a Atento.

Fique ligado nas informações do SINTETEL pelo site e pelas redes sociais.