Notícias

FILTRAR:

SINTETEL se reúne com Alpitel para negociar PPR 2021 e outros assuntos


O SINTETEL se reuniu com a Alpitel para negociar o PPR 2021. A reunião ocorreu nesta quinta-feira, 21 de outubro.

A direção do Sindicato analisará o documento enviado pela empresa e a previsão de pagamento é de 23/12/2021 para a primeira parcela e de 20/04/2022 para a segunda parcela.

Banco de horas
O Sindicato também questionou a Alpitel sobre a prática de um banco de horas não negociado com a entidade sindical. A empresa afirmou que não pratica banco de horas, todavia, tem interesse em negociar.

Escalas de trabalho
Sobre as escalas de trabalho, o SINTETEL reiterou a necessidade de privilegiar as folgas com garantia de, no mínimo, um final de semana completo (sábado e domingo) por mês.

Bobinas pesadas
Com relação à manipulação das bobinas de 2.000 metros que são extremamente pesadas e que prejudicam a saúde dos trabalhadores, a Alpitel declarou que já comprou carrinhos que serão entregues até 05/11/2021. Além disso, a empresa disse que adquiriu novas bobinas de 1.000 metros que chegarão a partir de 15/11/2021.

Trabalho nas folgas
O SINTETEL deixou claro que não vai tolerar punição aos trabalhadores que não quiserem trabalhar nas suas folgas.
A Alpitel garantiu que não pune os trabalhadores nessa situação e que todas as advertências e suspensões são avaliadas pelo RH para evitar possíveis excessos e injustiças.

Locação de veículos
Outro assunto discutido na reunião foi sobre a possibilidade de locação de veículos dos trabalhadores da empresa, por meio de contrato civil, feito diretamente com os interessados.

O Sindicato afirmou não se opor, desde que os valores a serem pagos sejam justos e que também se tenha um seguro contra danos patrimoniais, inclusive em favor de terceiros. Além do cumprimento integral da legislação aplicável a esse modelo de locação, tudo em conformidade com a Convenção Coletiva de Trabalho.

Quarteirização
O SINTETEL questionou a empresa por ter quarteirizado uma parte dos serviços com condições precárias para os trabalhadores. A empresa respondeu que, por exigência do contratante, reviu o modelo e atualmente todos os trabalhadores são contratados da Alpitel.

Atenção! Sempre consulte o Sindicato
Trabalhadores da Alpitel, quando ouvirem de algum chefe que alguma situação do dia a dia foi acordada com o SINTETEL, procure checar a veracidade da informação com algum diretor do Sindicato especialmente se for algo que possa lhe trazer alguma dificuldade ou prejuízo.

SINTETEL sempre na defesa dos trabalhadores! Sozinho o problema é seu. Juntos o problema é nosso!