Notícias

FILTRAR:

Setembro amarelo: todos pela vida!

Este é o mês da campanha Mundial de Conscientização e Prevenção ao Suicídio, também conhecida como Setembro Amarelo. 

A Campanha envolve uma ação conjunta de diferentes setores da sociedade. O objetivo é informar a população sobre a importância da saúde mental e prevenção de casos de suicídio por meio do diálogo aberto. Ao longo do mês, muitas entidades abordam as principais causas, fatores de risco e formas de prevenção que podem auxiliar e muito na redução desse tipo de mortalidade.

Uma das principais entidades envolvidas nesta campanha é o CVV (Centro de Valorização a Vida), que programa atividades em diversas cidades com postos de atendimento, além de preparar voluntários para esse período do ano em que o assunto é mais comentado. 

Infelizmente, o tema ainda é um tabu para muitos em nossa sociedade. E sabe quais as consequências desse receio de tratar sobre saúde mental e suicídio? Isso dificulta a busca de pessoas por ajuda e tratamento profissional adequado, fazendo com que muitas se isolem, sofram e evitem falar dos problemas. 

No Brasil são registrados 12 mil suicídios por ano. De acordo com a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), a maioria desses casos se relaciona a transtornos mentais que podem ser tratados. Em primeiro lugar encontra-se a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Por isso, é de extrema necessidade falar abertamente sobre cuidados com nossa saúde emocional e prevenção de doenças mentais!

Disque 188
O reconhecimento dos fatores de risco é fundamental! Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém nessa situação de dificuldade, não tenha medo, busque ajuda!
Você pode conversar com um voluntário do CVV (Centro de Valorização a Vida) ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas por dia e gratuitamente. Eles garantem total respeito, anonimato e sigilo sobre tudo o que for dito.