Notícias

FILTRAR:

8 de março: Dia Internacional da Mulher

Ser mulher é enfrentar um desafio diferente todos os dias. É superar barreiras, muitas vezes, invisíveis. Apesar de serem a maioria da população brasileira (51,8%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE), elas ainda enfrentam cenários desiguais, seja na divisão das tarefas domésticas ou nos ganhos no mercado de trabalho. 

Muitas vezes, elas assumem tripla jornada. Saem para trabalhar, cuidam da casa, dos filhos. Em vários lares, elas são arrimo e sustentam sozinhas suas famílias. 

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), em 2018, 45% dos domicílios brasileiros eram comandados por mulheres.

Mas, apesar de liderarem casas e assumirem as contas, as mulheres ainda têm de lidar com a discriminação. Estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) mostra que 90% da população mundial ainda tem algum tipo de preconceito na questão da igualdade de gênero em áreas como política, economia, educação e violência doméstica.

Continuemos a ensinar e a educar nossos filhos desde pequenos sobre a igualdade entre os gêneros e o respeito por todos em nossa volta. Com essa educação, a partir de nossas casas, conseguiremos mudar o rumo da história e, com certeza, um mundo melhor há de vir.

Uma frase para nosso dia: “As almas como os corpos podem morrer de fome. Queremos pão, mas também queremos rosas”.  Palavras de ordem citada pelas tecelãs de Massachusetts. durante uma greve em 1912.