Notícias

FILTRAR:

SINTETEL contesta encerramento das atividades da Atento em Santos

A direção do Sindicato foi pega de surpresa ao saber, por meio dos trabalhadores, que o site da Atento na cidade de Santos encerrará suas atividades até 30 de julho.

Dirigentes do SINTETEL, indignados, entraram em contato com a empresa para obter mais informações sobre o motivo pelo qual a empresa causará desempregos naquele município.

A Atento possui, hoje, 1.229 trabalhadores efetivos na unidade de Santos. Destes, 480 serão desligados com o fim das operações. A empresa usou como justificativa o custo elevado do aluguel das instalações, redução de volume e espaços ociosos para implementação de operações. É um espaço para aproximadamente 5 mil trabalhadores e, atualmente, a empresa tem um quinto dessa capacidade de empregados trabalhando no local.

“Ficamos sabendo pelos próprios funcionários e isso nos causa lamentação e muita indignação. Essas pessoas não têm culpa pela forma como a Atento se preparou e agora estão pagando por  erros na gestão de logística”, afirma Mauro Cava de Britto, vice-presidente do SINTETEL.

O Sindicato acompanha e espera que as pessoas recebam o que é devido. Alguns trabalhadores com quem conversamos ficaram satisfeitos com a rescisão, mas muitos estão inseguros com a economia do momento, com a perda de empregos.

A Atento confirmou que fará uma adequação em sua forma de operação em Santos a partir de 20 de julho.

Graças a atuação do SINTETEL, 450 funcionários continuarão trabalhando à distância (em home office), enquanto 206 serão realocados para unidades da empresa localizadas na Zona Leste de São Paulo e no ABC paulista. E 93 empregados estão afastados.

A direção do SINTETEL lamenta e contesta as demissões, pois numa época de pandemia, crise econômica e desemprego, a empresa colabora para agravar ainda mais a situação.

“Acho que a Atento poderia ter dado um tempo a mais para todos assimilarem. Estamos vulneráveis devido ao isolamento social e, neste momento, é muito complicado para pais e mães de família perderem seus empregos! A regional de Santos tem esperança de que a empresa aumente o número de vagas home office, pois amenizaria o impacto nas demissões e manteria os empregos”, destaca Anderson Reis, diretor Regional do SINTETEL na Baixada Santista.

Se algum trabalhador se sentir prejudicado em seu processo demissional, entre em contato diretamente com nossa subsede na Baixada Santista pelo e-mail: sintetel.santos@sintetel.org.br



SINTETEL, sempre ao lado do trabalhador!