Notícias

FILTRAR:

Violência doméstica – Novo canal para denunciar

A melhor forma de prevenção do Covid 19 é o isolamento social. Entretanto, infelizmente, para muitas mulheres estar em casa com o agressor o dia inteiro representa um risco maior de violência. Houve crescimento de registros de violência doméstica em diversas regiões do país.

São mães, esposas, avós que estão sofrendo agressões físicas e psicológicas. Para evitar que muitas padeçam sem amparo, o Ministério dos Direitos Humanos anunciou o lançamento de um aplicativo para receber denúncias de violência contra a mulher. Isso facilita, pois qualquer pessoa pode enviar a denúncia em silêncio sem que ninguém perceba, principalmente o agressor.

 O Governo garante o anonimato de quem fizer a denúncia pelo app e prometeu que o serviço funcionará 24 horas por dia. O aplicativo será disponibilizado nas lojas de apps dos sistemas Android e IOS e inclui um passo a passo completo para fazer o registro da reclamação. Para mais informações sobre o novo canal de denúncias, acesse: www.gov.br/mdh/pt-br

BAIXE O APLICATIVO. NÃO SEJA CONIVENTE. DENUNCIE A VIOLÊNCIA

Além do aplicativo, há os números de telefone 100 e 180 para denúncias sobre violência e pedidos de socorro.


Denúncias em São Paulo

Os casos de insultos e calúnias à mulher poderão ser denunciados pela internet na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Entretanto, quando ocorrem crimes, como estupros e agressões (em que são necessárias coletas de materiais) é recomendado ir à delegacia da mulher mais próxima.

A violência contra as mulheres ainda acontece todos os dias e em vários países. Temos que lutar contra essa cultura machista que vê a mulher como um objeto. Os canais de denúncia já existentes e os lançados recentemente são de extrema importância no combate às agressões.