Notícias

FILTRAR:

SINTETEL recusa proposta indecente da Claro

O SINTETEL recusou a proposta da Claro para o Acordo Coletivo 2019/2021.  A recusa se deu na reunião ocorrida em 03/10.

Além de apresentar uma proposta paupérrima, em termos de índices de reajustes para salários e benefícios, a empresa foi extremamente contraditória nas suas ponderações.

Na introdução de sua apresentação, a Claro se colocou como a “bam-bam-bam”  das operadoras dizendo que a remuneração de seus técnicos é de 45% acima do mercado, porém esqueceu de dizer que não paga os 30% de periculosidade. Ou seja, a verdade sobre a remuneração não é bem essa.

A Claro disse também que seus pacotes de salários e benefícios são cerca de 15% acima das demais operadoras ( o que também não é verídico). Que aproximadamente 7.800 empregados tiveram promoções com reajustes em média de 18,70% entre promoções e méritos.
Poxa vida! Como uma empresa tão boa assim como ela mesma diz, faz uma proposta tão miserável quanto essa? 

Veja a seguir:

• Reajuste salarial: 1,70% em março de 2020, exceto para gerente e acima;
• Vale Alimentação/Refeição: 2% em janeiro de 2020;
• Auxílio creche: 2% de reajuste;
• Auxílio Educação Especial: ZERO de reajuste;
• Piso Salarial: ZERO de reajuste;
• Quebra de caixa: reajuste de 1,7% em março de 2020.
• Além desse miserê todo, a empresa quer excluir do PPR os trabalhadores que pediram demissão e pagar o PPR em março de 2020;
• Também propôs a renovação dos aditivos de escalas de revezamentos nas mesmas condições atuais.

A direção do SINTETEL deixou bem claro para a empresa que os trabalhadores reivindicam aumento real de salário e benefícios, isonomia de benefícios, inclusão do Vale Refeição nas férias para todos os trabalhadores, adiantamento da parcela do PPR, antecipação do pagamento final da PPR para fevereiro de 2020.

A próxima reunião não ficou oficialmente definida. O SINTETEL reivindicou à empresa rapidez neste processo, visto que as grandes operadoras com data-base em setembro já concluíram as negociações. 

Trabalhadores fiquem ligados nas informações do SINTETEL.